Nanotecnologia

Nanofaca: criado o menor instrumento cortante já fabricado até hoje

Nanofaca  criado o menor instrumento cortante já fabricado até hoje

Cientistas utilizaram nanotubos de carbono para criar uma nanofaca, o menor instrumento cortante já fabricado até hoje. Como os nanotubos são extremamente resistentes e finos, eles são o material ideal para se cortar objetos nanoscópicos, como células.

Os cientistas poderão utilizar a nanofaca para gerar imagens tridimensionais de células e tecidos por meio de tomografia eletrônica, que exige amostras com menos de 300 nanômetros de espessura.

A imagem, feita por meio de um microscópio de varredura eletrônica, mostra o protótipo da nanofaca, um único nanotubo de carbono esticado entre duas agulhas de tungstênio. A pequena ponta que está tensionando o nanotubo é a ponta do microscópio, que está sendo utilizada para testar a resistência à quebra do nanotubo.

Hoje, os cortes de células são feitos com facas de vidro ou diamante, que cortam as células congeladas. É um trabalho difícil e que precisa ser repetido várias vezes, já que as células se dobram sob a ação das facas e freqüentemente se quebram. A nanofaca de nanotubo de carbono não apresenta esse problema, cortando as células como se fosse um fatiador de queijo.

Bibliografia:

Fabrication and mechanical characterization of carbon nanotube based nanoknives.
G. Singh, P. Rice, R.J. McIntosh, R.L. Mahajan
Proceedings of 2006 ASME International Mechanical Engineering Congress and Exposition
November 2006




Outras notícias sobre:

Mais Temas