Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Nova ferramenta permite rascunhar novos produtos no ciberespaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/04/2004

Nova ferramenta permite rascunhar novos produtos no ciberespaço

O desenvolvimento de novos produtos está acontecendo cada vez mais em ambientes virtuais. As palavras-chave são prototipagem rápida e manufatura rápida. Por detrás desses conceitos está uma série de tecnologias que aumentam a velocidade de construção de protótipos e partes funcionais, particularmente em pequenos volumes.

A prototipagem rápida pode ser empregada nas primeiras fases de desenvolvimento de um produto. Quando utilizada juntamente com aplicações virtuais, ela fornece um sistema útil de backup das técnicas físicas de prototipagem.

É nesse contexto que o Instituto Fraunhofer (Alemanha) lançou uma nova ferramenta, batizada de "ciber-stylus", que permite que se rascunhe objetos a mão-livre no interior de espaços virtuais. Esta nova ferramenta de interfaceamento com o computador pode operar com diversos ambientes de desenho, os conhecidos programas de CAD. Com a grande vantagem de ser totalmente "wireless", não utilizando fios de conexão.

"Quando uma criança quer mover o cursor para o alto da tela, ela levanta o mouse," compara o Dr. André Stork, um dos criadores da ferramenta, ao lado do projetista Olaf Barski. "O 'ciber-stylus' emula esse movimento natural em três dimensões."

Depois de desenhado, o mesmo sistema pode ser conectado a uma ferramenta de prototipagem rápida que permite que os objetos virtuais virem objetos físicos, construídos camada por camada por meio de várias técnicas, todas parecidas com as impressoras jato-de-tinta: só que, ao invés de tinta, são utilizados materiais que se solidificam, formando os objetos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Impressão 3D
  • Realidade Virtual
  • Computadores

Mais tópicos