Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Novo programa calcula formato ótimo de embalagens

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/05/2004

Novo programa calcula formato ótimo de embalagens

Quando um cliente entra numa loja e compra uma mercadoria qualquer, dificilmente imagina a engenharia e a logística envolvidas para que essa mercadoria chegasse até ele. Embora possa parecer trivial retirar uma aparelho de uma caixa, o projeto da embalagem mais segura e mais econômica não é nada trivial.

Desenvolver a melhor embalagem é um pouco engenharia e um pouco arte. Enquanto esferas são fáceis de se acomodar no menor espaço possível, discos têm que ser cuidadosamente arranjados. Mas imagine como criar a melhor embalagem para escapamentos de carro! "Mesmo no melhor caso, há sempre outros 10 por cento de espaço que podemos economizar," afirma Ralf Heckmann. Ele é um dos criadores de um novo programa de computador que foi construído justamente para encontrar a melhor forma de embalar produtos de formatos complexos.

Stefan Rank, outro participante da equipe do Fraunhofer Institute (Alemanha), explica: "A indústria tipicamente empacota em camadas. As camadas individuais são freqüentemente separadas com folhas ou placas para evitar que as peças se movam e venham a ser danificadas durante o transporte. Mesmo assim, calcular a solução ótima é muito complexo." Este é o caso também quando as peças devem ser armazenadas em compartimentos retangulares, hexagonais ou trapezoidais antes de serem colocadas em um container.

Outra vantagem do PACK (pacote), o nome com o qual foi batizado o novo programa, é que ele consegue trabalhar mesmo com dados virtuais. Desta forma, a equipe que deve projetar a embalagem já consegue trabalhar tão logo esteja definido o formato de uma nova peça que ainda será produzida. O programa também consegue trabalhar com limitações, como posições que as peças devem obedecer no interior das caixas. Esta é uma exigência comum feitas por indústrias a seus fornecedores.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos