Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Porto de Bilbao tem pier totalmente automatizado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/05/2004

Porto de Bilbao tem pier totalmente automatizado

O porto da cidade espanhola de Bilbao acaba de inaugurar um pier totalmente automatizado. Capaz de receber 600.000 containers por ano, o terminal é totalmente atendido por uma rede de cabos de fibra-ótica instalada em seu subsolo. Como alguns equipamentos móveis não se adaptam à rede fixa, há também uma rede sem fios, que completa a cobertura de toda a estrutura do porto com tráfego de dados em alta velocidade.

Cobrindo uma área de 336.000 m2 , o equivalente a 33 campos de futebol, o porto já está recebendo 600 caminhões por dia, que descarregam seus containers praticamente sem intervenção humana. Já na entrada o sistema fica sabendo o destino do container e sua movimentação passa a ser totalmente automatizada.

A partir do momento da descarga, cada container é continuamente monitorado pelo sistema de informática do porto, que é capaz de determinar a exata localização de determinada carga por meio de GPS. São utilizados oitos satélites para a localização, um formato que dá resultados de triangulação excelentes, com uma margem de erro de apenas alguns centímetros.

Os guindastes também são controlados por GPS, movendo-se sobre uma linha imaginária estabelecida por dois pontos estabelecidos pelo sistema de satélites.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Veículos
  • Inteligência Artificial
  • Robôs Industriais

Mais tópicos