Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Adição de silício aumenta resistência das ligas de magnésio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/10/2005

Adição de silício aumenta resistência das ligas de magnésio

Ligas à base de magnésio têm chamado a atenção dos engenheiros e projetistas há muito tempo, principalmente devido à sua leveza - o magnésio tem uma densidade de apenas 1,8 kg/m3. Mas sua utilização prática tem sido limitada pela sua baixa resistência ao desgaste.

Agora, cientistas japoneses demonstraram uma forma de aumentar a dureza do magnésio, simplesmente adicionando-lhe partículas de silício. A difusão de dispersantes Mg2Si melhorou a resistência à abrasão e as propriedades tribológicas das ligas à base de magnésio.

Katsuyoshi Kondoh, Ritsuko Tsuzuki e Eiji Yuasa, da Universidade de Tóquio, fizeram seus testes utilizando a extrusão, um processamento em que os metais são manipulados em estado sólido. Desta forma, as novas ligas foram criadas sem a necessidades de processos químicos.

Os cientistas descobriram que a resistência da liga de magnésio aumenta proporcionalmente à quantidade de silício adicionada. Isto se deve ao espalhamento do efeito reforçador causado pela distribuição uniforme das partículas de Mg2Si ao longo da matriz metálica.

Além disso, o coeficiente de fricção entre as novas ligas de magnésio e o material de referência (S35C) aumenta com o aumento do conteúdo de Mg2Si, quando o teste de abrasão é feito sob imersão em óleo lubrificante. Isto acontece porque as partículas de Mg2Si atacam a superfície do material de teste.

O artigo foi publicado no periódico online AZojomo. Para ler o artigo na íntegra, veja link no quadro Para Navegar, abaixo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metais e Ligas
  • Aços
  • Tecnologia Automotiva
  • Semicondutores

Mais tópicos