Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Carro elétrico vence super-carros a gasolina

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/05/2006

Carro elétrico vence super-carros a gasolina

Se você imagina que os carros elétricos devem ser bem comportados e andarem sempre em velocidades que não assustariam nem ao seu bisavô, é melhor começar a rever seus conceitos.

A empresa norte-americana Wrightspeed apresentou o seu X1, um bólido elétrico, movido por baterias de lítio, que venceu uma competição de arrancada com os carros-esporte mais cobiçados do planeta. Ferrari e Porsche só não viram a fumaça do X1 porque, como todo carro elétrico, ele não emite nenhum poluente.

E, já que você está se reciclando em matéria de automóveis velozes, pode começar a esquecer os V-10, V-12 e motores em W; anote aí a especificação da "caixa de força" do X1: motor elétrico trifásico de indução e corrente alternada.

Embora tenha apenas 236 HP, medidos no eixo do motor, o X1 faz de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. Com 13.300 rpm de rotação máxima, ele tem a velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h.

E já dá prá dar umas boas voltinhas com o X1: sua autonomia é de 160 quilômetros. Depois disso, deixe a adrenalina baixar esperando que ele se recarregue na tomada mais próxima.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos