Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Raios-X sem radioatividade poderão revolucionar inspeção não destrutiva

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/11/2006

Raios-X sem radioatividade poderão revolucionar inspeção não destrutiva

Pesquisadores argentinos finalizaram mais uma etapa de uma nova técnica de imageamento que deverá revolucionar as inspeções não destrutivas de objetos e peças metálicas na indústria.

Baseada na tecnologia de raios-X de alta energia conhecida como "plasma focus", a técnica consegue fazer imagens de equipamentos em movimento e até mesmo de equipamentos específicos que estejam por detrás de paredes metálicas. Para demonstrar o funcionamento do seu "equipamento não convencional", a equipe do Dr. Cesar Moreno apresentou imagens de alta resolução de uma turbina de avião feitas com o equipamento em pleno funcionamento.

O equipamento é catalogado como "não convencional" por não necessitar de nenhum aparato nuclear. Ou seja, são geradas imagens de raios-X sem a necessidade de uma fonte radioativa. Nem mesmo calor é gerado na peça que está sendo analisada. O protótipo consegue fazer imagens de peças de até 25 milímetros de espessura.

O equipamento ainda não está pronto para comercialização, mas a demonstração inequívoca agora feita pela equipe de Moreno deverá dar um novo impulso à pesquisa e sua chegada ao mercado nos próximos anos.

Bibliografia:

Artigo: Plasma-focus-based tabletop hard x-ray source for 50 ns resolution introspective imaging of metallic objects
Autores: Cesar Moreno, Verónica Raspa, Lorena Sigaut, Roberto Vieytes, Alejandro Clausse
Revista: Applied Physics Letters
Data: 28 Aug 2006
Vol.: 89, (9), 091502-1 to -3
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Tecnologia Automotiva
  • Visão Artificial
  • Metais e Ligas

Mais tópicos