Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Técnica de galvanização faz metais repelirem água

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/05/2007

Técnica de galvanização faz metais repelirem água

Inúmeros grupos de pesquisa ao redor do mundo estão tentando desenvolver materiais hidrofóbicos - materiais capazes de repelir inteiramente a água, de forma parecida com a capacidade que a natureza deu à flor-de-lótus.

Agora, pesquisadores da Queens University, na Irlanda do Norte, conseguiram desenvolver uma técnica que dá a característica de repelência da água aos metais, abrindo caminho para um sem-número de desenvolvimentos na indústria.

Além de equipamentos em geral mais resistentes à corrosão, a pesquisa ajudará a criar novos dispositivos biomédicos, equipamentos para separação de líquidos e dispositivos para redução da turbulência em aquedutos, apenas para citar algumas possibilidades.

Galvanização

A grande vantagem da nova técnica é sua simplicidade e facilidade de aplicação. Trata-se de um tratamento parecido com galvanização, que pode ser aplicado diretamente sobre as peças metálicas, de forma rápida e utilizando materiais disponíveis na indústria.

"Nosso método produz superfícies robustas que apresentam uma hidrofobicidade que ultrapassa a das folhas de lótus - é uma ultra-hidrofobicidade. Além disso, o método é barato e rápido e pode ser estendido para uma ampla gama de metais," diz o Dr. Graham Saunders.

Os metais a serem tratados são imersos em uma solução de sais metálicos que recobrem a superfície das peças com uma camada metálica texturada, mais fina do que um fio de cabelo humano - esta estrutura lembra a estrutura existente sobre as folhas de lótus.

A peça é então mergulhada em uma solução com um composto químico que modifica a superfície, recobrindo a camada texturada com uma segunda camada de revestimento ainda mais fina, formada por moléculas repelentes à água.

Metais hidrofóbicos

A superfície resultante é tão hidrofóbica que a água jogada sobre ela transforma-se instantaneamente em gotas esféricas quase perfeitas. Mesmo depois de imersas na água por dias, as peças ficam totalmente secas assim que são retiradas.

Para comprovar a ultra-hidrofobicidade dos metais, os pesquisadores construíram um pequeno modelo de inseto que flutua sobre a água. O modelo, feito de cobre, flutua tranquilamente, mesmo tendo um peso 10 vezes maior do que o inseto.

Bibliografia:

Artigo: Remarkably Simple Fabrication of Superhydrophobic Surfaces Using Electroless Galvanic Deposition
Autores: Graham Saunders, Steven Bell, Iain Larmour
Revista: Angewandte Chemie International Edition
Data: 2007
Vol.: Vol. 46, 1710
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metais e Ligas
  • Corrosão
  • Processos Industriais
  • Soldagem

Mais tópicos