Robótica

Robô facilitará pesquisas na Amazônia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/08/2006

Robô facilitará pesquisas na Amazônia

Robô ambiental

Cientistas brasileiros apresentaram um robô projetado especificamente para executar trabalhos científicos e de vistoria no interior da floresta amazônica.

O Robô Ambiental Híbrido possui uma estrutura que o permite atravessar áreas alagadas, manguezais e até enfrentar correntezas.

A estrutura do robô é feita em fibra de vidro, com grandes rodas de baixa pressão, que o permitem andar em virtualmente qualquer terreno, inclusive subir em dutos metálicos. Isso porque ele deverá servir como ferramenta para inspeção de oleodutos da Petrobras que atravessam áreas de floresta.

Vigia ambiental

O robô conta ainda com sistema GPS de posicionamento via satélite, câmeras de vídeo e um braço mecânico para coleta de amostras.

Seus sensores são capazes de analisar a qualidade da água e até de analisar larvas de mosquito. As baterias que o alimentam são carregadas por meio de painéis solares.

O Robô Ambiental Híbrido foi desenvolvido por cientistas do Projeto Ferramenta Cognitiva para a Amazônia (Cognitus), da Universidade Federal do Amazonas e da Petrobras.