Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Menor obra de arte já pintada demonstra novo processo de nanofabricação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/09/2007

Menor obra de arte já pintada demonstra novo processo de nanofabricação

Cientistas do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e da IBM desenvolveram uma nova técnica de nanofabricação simples e rápida, que permite a colocação precisa de nanopartículas. Este "nano-sol" foi criado com a nova técnica - ao invés de pinceladas, a "nano-pintura" do sol foi criada com a nova técnica, com cada ponto que forma o Sol sendo precisamente colocado no lugar.

Nano-sol

O nano-sol é uma recriação de uma famosa pintura do século XVII, de autoria de Robert Fludd. Ela foi composta com a colocação precisa de 20.000 partículas de ouro, cada uma medindo 60 nanômetros de diâmetro. O Sol foi escolhido para a demonstração da nova tecnologia porque ele era o símbolo do ouro para os alquimistas.

A técnica deverá facilitar o desenvolvimento de biossensores em nanoescala, lentes ultra-pequenas capazes de guiar a luz no interior dos chips ópticos do futuro e a utilização de nanofios para o desenvolvimento de novas gerações de microchips.

"Este método abre novas possibilidades para o posicionamento preciso e eficiente de vários tipos de nanopartículas sobre diferentes superfícies, um pré-requisito para a exploração das propriedades únicas dessas nanopartículas e para tornar seu uso economicamente viável," disse o pesquisador Heiko Wolf, um dos criadores da técnica.

Nano-impressão

Até agora, a fabricação tradicional de cima para baixo produz essas nanopartículas esculpindo-as a partir de uma peça grande de material. A impressão, ao contrário, adiciona nanopartículas já prontas sobre uma superfície de forma eficiente, além de permitir a utilização de materiais como metais, polímeros, semicondutores e diversos tipos de óxidos, tudo em um único processo.

Traduzindo a resolução utilizada para a pintura do nano-sol em pontos por polegada (DPI: dots-per-inch), a medida tradicional de resolução de impressão, a nano-impressão alcança 100.000 DPI. As revistas tradicionais são impressas em impressoras offset com resolução de 1.500 DPI.

Bibliografia:

Artigo: Nanoparticle printing with single-particle resolution
Autores: Tobias Kraus, Laurent Malaquin, Heinz Schmid, Walter Riess, Nicholas D. Spencer, Heiko Wolf
Revista: Nature Nanotechnology
Data: 2 September 2007
Vol.: 2, 570 - 576
DOI: 10.1038/nnano.2007.262
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Miniaturização
  • MEMS
  • Nanomáquinas
  • Nanopartículas

Mais tópicos