Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Monitores 3D à venda

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/05/2003

Monitores 3D à venda

A empresa Actuality Systems colocou à venda seu longamente anunciado monitor verdadeiramente tridimensional. Chamado de Perspecta 3D, o equipamento foi finalmente posto à venda na última quinta-feira. O monitor consiste de uma esfera transparente, no interior da qual uma placa metálica circular gira em alta velocidade. As imagens são formadas por pixels na superfície dessa placa e possuem ângulo de visualização horizontal de 360º e vertical de 270º.

O desenvolvimento do novo monitor tornou-se possível principalmente pelos recentes progressos na largura de banda disponível para transportar grandes volumes de dados em processamento. Considere, por exemplo, que uma imagem SVGA de 1.600 x 1.200 pixels, com profundidade de 32 bits, possui cerca de 7,7 megabytes de dados. Isto considerando-se uma imagem plana, mostrada em um monitor normal (1.600 x 1.200 x 4). Mas isto não é tudo. A maioria dos monitores atuais trabalha com uma taxa de atualização de pelo menos 85 Hz, o que significa que a imagem deve ser atualizada no monitor 85 vezes por segundo. Isto já dá 652,8 megabytes por segundo.

Considerando que uma imagem tridimensional deverá mostrar a imagem de cada ponto de vista possível, ou seja, o usuário deverá vê-la de qualquer ângulo que ele deseje, pode-se imaginar a quantidade de dados que deve ser continuamente transmitida. São cerca de 100 milhões de pixels ou "voxels" ("volume pixels").

Monitores 3D à venda

[Imagem: ]

O Perspecta é conectado ao computador através de um cabo SCSI. Embora o barramento SCSI permita a conexão de vários periféricos simultaneamente, o fabricante recomenda que o monitor 3D fique sozinho na conexão, justamente para ter à sua disposição o barramento completo, sem perdas na qualidade por falta de capacidade de transmissão de dados.

É por isto que as imagens mostradas pelo Perspecta 3D ainda são bastante simples, utilizando cores básicas. Mas é um grande avanço e mais do que o suficiente para aplicações médicas, por exemplo. Mas suficiente também para o controle de tráfego aéreo, jogos tridimensionais e mesmo em segurança, permitindo a visualização completa de um recinto. A empresa deverá lançar novos modelos à medida em que maior largura de banda for possível, aumentando a capacidade de mostrar maior número de cores.

O Perspecta 3D possui drivers para Windows e Linux. Sua lâmpada de mercúrio tem vida útil de 1.000 horas. Sua resolução plana comparável à de um monitor tradicional é de 768 x 768 pixels.



Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Imagens 3-D
  • Realidade Virtual

Mais tópicos