Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Brasil quer produzir telas digitais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/05/2004


O mercado mundial de displays - as telas digitais presentes tanto em aparelhos celulares e outros aparelhos eletroeletrônicos quanto em gigantescos anúncios publicitários - movimenta anualmente cerca de US$ 70 bilhões. Entretanto, até hoje o Brasil participa desse comércio somente como importador.

Para reverter essa situação, um grupo de pesquisadores do Centro de Pesquisa Renato Archer (Cenpra), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), organizou o Primeiro Seminário Rede Brasileira de Mostradores de Informação (BRDisplay). Empresas de tecnologia, agências de fomento, centros de pesquisa e representantes do governo participaram do evento.

Alaide Mammana, pesquisadora do Cenpra e organizadora do seminário, calcula que existem hoje no país cerca de 200 possíveis instituições participantes na cadeia de produção das telas digitais, desde centros de pesquisas até empresas, que precisam de um referencial para se organizar e começar a produzir em escala.

"A rede BRDisplay funciona como um centro de inteligência empresarial: ela serve para prestar consultoria e suporte técnico a interessados em investir no setor. Acredito que com ela vamos aproximar agentes e promover negócios, principalmente, direcionados ao suprimento do mercado nacional", afirma.

A pesquisadora defende que a entrada do Brasil na produção de mostradores é importante não só para reduzir as importações de componentes eletrônicos mas, principalmente, para aumentar a competitividade de diversos setores industriais, especialmente do eletroeletrônico e de informática. Ela alega que o investimento no setor de displays influi em diversos outros setores, tendo em vista que a cadeia produtiva desses dispositivos é complexa e exigente, e vai desde a base de materiais (vidros, plásticos, polímeros, cerâmicas, produtos químicos, adesivos, cristais líquidos, dyes etc.) até equipamentos, bens de produção, instrumentação, qualificação, teste, montagem e manutenção, entre outros.

Além de suprir a demanda interna, o investimento na tecnologia e produção de displays pode dar ao Brasil uma importante patente na área tecnológica, com potencial de exportação para todo o mundo. A equipe da professora Alaide no Cenpra desenvolveu e montou uma pequena linha de produção de monitores digitais de tecnologia FED (Field Emission Displays ou Telas de Emissão de Campo).

"Demos um grande salto tecnológico no desenvolvimento do FED, e hoje, com as técnicas desenvolvidas, conseguimos produzir telas de grande área", explica.

Além dos FEDs, os técnicos do Cenpra também pesquisam as tecnologias dos LEDs (diodos emissores de luz inorgânicos) e LCD (telas de cristal líquido).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Computadores
  • Imagens 3-D
  • Holografia

Mais tópicos