Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova forma de armazenamento de hidrogênio para células de combustível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/03/2002

Nova forma de armazenamento de hidrogênio para células de combustível

Os cientistas sabem que os hidretos de boro podem armazenar mais energia que os hidrocarbonos (leia-se petróleo e seus derivados). Mas também sabem das dificuldades tecnológicas de se lidar com esses compostos, motivo pelo qual eles foram praticamente abandonados nas pesquisas de fontes de energia desde a década de 1.960.

Mas a empresa norte-americana Millennium Cell está ressuscitando os hidretos de boro. Ao invés de lidar com os problemas de combustão desses compostos, a empresa encontrou novas formas de extrair sua energia. A hidrólise do borohidreto de sódio produz enormes volumes de hidrogênio. Desta forma, o composto pode ser visto como uma forma de armazenamento de hidrogênio mais eficiente, tanto em volume quanto em peso, do que a compressão ou as técnicas de criogenia. Além de operar a baixa pressão e à temperatura ambiente.

O borohidreto de sódio armazena energia suficiente para converter ele mesmo e água em borato de sódio, liberando gigantescos volumes de hidrogênio. O processo utilizado pela empresa é patenteado e foi lançado comercialmente com o nome de Hydrogen on Demand?.

O hidrogênio puro liberado pelo sistema é ideal para utilização em células de combustível, uma vez que ele é produzido em um ambiente com umidade de 100% e sem produção de monóxido de carbono. Ele pode ainda ser injetado diretamente em uma câmara de combustão de um motor tradicional de automóvel, convertido para operar com o gás.

A empresa está ainda desenvolvendo uma bateria de borohidreto de sódio, que deverá apresentar uma vida útil muito superior a todas as tecnologias de baterias atualmente disponíveis.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Hidrogênio
  • Células a Combustível

Mais tópicos