Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Grafeno deixa aço à prova de ferrugem

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/05/2012

Aço à prova de ferrugem com revestimento de grafeno
A chapa protegida pelo revestimento de grafeno, em comparação com uma chapa do mesmo aço sem a proteção.
[Imagem: University at Buffalo]

Antiferrugem

Proteger equipamentos de aço da corrosão pode ser um grande desafio: do tamanho de um superpetroleiro, por exemplo.

Os revestimentos para deixar os metais à prova de oxidação - comumente conhecidos como cromeação - têm resolvido grande parte dos problemas.

Mas eles poderiam ser ainda mais efetivos se não lidassem com elementos pouco simpáticos ao meio ambiente e à saúde humana - como o cromo hexavalente.

E se fossem mais baratos, eventualmente permitindo a proteção de objetos tão grandes quanto navios.

Revestimento de grafeno

A solução pode estar no outro lado do espectro dimensional, no grafeno, o já bem conhecido material maravilha criado pela nanotecnologia.

Engenheiros da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, criaram uma espécie de verniz negro, um compósito cujo componente principal é o grafeno, folhas unidimensionais de carbono.

Ajustando a concentração e a dispersão do grafeno no interior do compósito, Robert Dennis e Sarbajit Banerjee conseguiram proteger da corrosão chapas de aço mergulhadas em salmoura, um dos ambientes mais agressivos que se conhece.

O verniz de grafeno só deixou que a salmoura começasse a atacar o aço depois de um mês, o que significa que, mesmo no ambiente marinho, o aço assim protegido poderia ter uma vida útil de vários anos.

Compósito hidrofóbico

O compósito é hidrofóbico e ligeiramente condutor, ajudando a evitar a corrosão repelindo a água e retardando reações eletroquímicas que podem transformar o ferro em óxido de ferro, a conhecida ferrugem.

Segundo os pesquisadores, o compósito pode ser fabricado usando os mesmos equipamentos já empregados na galvanoplastia, ou eletrodeposição, que é o processo usado para a conhecida cromeação - o processo industrial atual usa outros materiais além do cromo.

"Isto poderá ajudar as fábricas a se reinventarem de uma forma mais saudável em um ambiente regulatório cada vez mais rigoroso quando se trata da poluição com cromo," disse Banerjee.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corrosão
  • Aços
  • Processos Industriais
  • Grafeno

Mais tópicos