Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Agência Espacial Brasileira lança segundo foguete de treinamento

Agência Brasil - 13/08/2009

Agência Espacial Brasileira lança segundo foguete de treinamento
O foguete alcançou 31.350 metros de altura, atingindo 4.100 quilômetros horários de velocidade em quatro segundos.
[Imagem: AEB]

Foguete de treinamento

Foi realizado hoje (13), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, o segundo lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), como parte da operação denominada de FogTrein 1. O foguete teve a sua contagem regressiva realizada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, às 11h21.

O lançamento encerrou as atividades da Operação FogTrein I, cujo objetivo foi lançar e rastrear dois Foguetes de Treinamento Básico (FTB), tendo como finalidade principal o treinamento de recursos humanos do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal.

Além disso, com a operação, obteve-se dados para a qualificação e a certificação dos foguetes, além de manter a capacidade operacional técnica e logística do centro de lançamento.

De 0 a 4.100 km/h em 4 segundos

O foguete alcançou 31.350 metros de altura, atingindo 4.100 quilômetros horários de velocidade em quatro segundos e, após completar a trajetória, caiu a 14,5 quilômetros da costa, conforme previsto. O primeiro lançamento ocorreu na segunda-feira (10).

Também participaram do lançamento o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), major-brigadeiro-do-ar Ronaldo Salamone Nunes e o presidente da Alcântara Cyclone Space (ACS), Roberto Amaral.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Hidrogênio

Mais tópicos