Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Descoberto asteroide com a órbita mais rápida que se conhece

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/08/2021

Descoberto asteroide mais rápido do Sistema Solar
Concepção artística do recém-descoberto 2021 PH27, que tem o período orbital mais curto conhecido para um asteroide e o segundo mais curto, depois de Mercúrio.
[Imagem: Katherine Cain/Carnegie]

Asteroide mais rápido

Astrônomos descobriram um asteroide que orbita o Sol em apenas 113 dias - o período orbital mais curto conhecido para um asteroide e o segundo mais curto para qualquer objeto em nosso Sistema Solar depois de Mercúrio.

Isto o torna o asteroide em órbita mais rápida conhecido até hoje, embora os astrônomos ainda não saibam o que o colocou tão próximo do Sol.

Batizado de 2021 PH27, o corpo celeste tem cerca de 1 quilômetro de diâmetro e está em uma órbita instável que cruza as órbitas de Mercúrio e de Vênus. O mais provável, portanto, é que ele será destruído em uma colisão futura com um desses planetas ou com o Sol, ou será ejetado de sua posição atual.

"Provavelmente o 2021 PH27 foi desalojado do Cinturão de Asteroides Principal, entre Júpiter e Marte, e a gravidade dos planetas internos moldou sua órbita em sua configuração atual," sugere o pesquisador Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para Ciências (EUA).

"Muito embora, com base em seu grande ângulo de inclinação de 32 graus, também seja possível que o 2021 PH27 seja um cometa extinto do Sistema Solar exterior que se aventurou muito perto de um dos planetas conforme o caminho de sua viagem o trouxe para próximo do Sistema Solar interno," acrescentou.

Descoberto asteroide mais rápido do Sistema Solar
É o asteroide com a órbita mais rápida que se conhece.
[Imagem: Katherine Cain/Scott Sheppard/Carnegie Institution for Science]

Precessão

Como o asteroide está tão perto do campo gravitacional do Sol, ele sofre os maiores efeitos relativísticos gerais de qualquer objeto conhecido do Sistema Solar. Isso é visto em um ligeiro desvio angular em sua órbita elíptica ao longo do tempo, um movimento chamado precessão, que ocorre por volta de um minuto de arco por século.

A observação da precessão de Mercúrio intrigou os cientistas até que a Teoria da Relatividade Geral de Einstein explicasse seus ajustes orbitais ao longo do tempo. A precessão do 2021 PH27 é ainda mais rápida que a de Mercúrio.

"O 2021 PH27 chega tão perto do Sol que a temperatura de sua superfície chega a cerca de 482 ºC na maior aproximação, quente o suficiente para derreter chumbo," disse Sheppard.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Metais e Ligas
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos