Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Bateria líquida, do tipo encha o tanque, alcança nível de 70kW

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/01/2024

Bateria de fluxo de vanádio alcança o nível de 70kW
Pilha de baterias de fluxo de vanádio de nível 70 kW.
[Imagem: Xing Feng/DICP]

Bateria de encher

Há pouco mais de um ano, foi inaugurada na China a maior bateria de fluxo do mundo, com uma capacidade de 100 MW/400 MWh.

Uma bateria de fluxo difere das baterias comuns porque possui dois tanques de suprimento externo de líquido circulando constantemente para fornecer o eletrólito. Ou seja, é uma bateria de encher, como um tanque de combustível - quanto maior o tanque de abastecimento de eletrólito, mais energia a bateria de fluxo pode armazenar.

Embora já existam várias empresas fabricando baterias desse tipo, tem-se destacado o trabalho da equipe do professor Xianfeng Li, do Instituto de Físico-Química Dalian, que desenvolveu uma bateria de fluxo de vanádio em um nível ainda insuperado.

E a equipe continuou trabalhando, e agora atingiu um novo patamar, uma pilha de baterias de fluxo de vanádio de alta densidade de potência, no nível de 70 kW. Em comparação com a pilha de nível de 30 kW, usada naquela instalação comercial, esta nova pilha tem uma densidade de potência de volume de 130 kW/m3, e um custo 40% menor.

Eficiência e durabilidade

A pilha é o componente principal de uma bateria de fluxo de vanádio, e a densidade de potência determina o custo da pilha. Quanto maior for a densidade de potência, menor será o volume da pilha, resultando em menor custo sob as mesmas condições de produção de energia.

A eficiência energética desta pilha é de 81% sob condições de carga e descarga de potência nominal de 70 kW, e a eficiência energética é de 82,1% sob condições de carga e descarga de potência constante de 60 kW. Além disso, a pilha continuou operando de forma estável após mais de 1.200 ciclos de teste, com apenas 1,7 % de queda na eficiência energética.

Segundo a equipe, com esta nova versão, um módulo de unidade de armazenamento de energia, contido em um contêiner de 20 pés, pode ser atualizado de 250 kW para 500 kW sem aumentar muito o tamanho das unidades de energia e o custo das instalações de suporte do sistema.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Células a Combustível
  • Metais e Ligas

Mais tópicos