Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Blindagem eletromagnética pode ser instalada em janela transparente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/02/2026

Blindagem eletromagnética pode ser instalada em janela transparente
Malhas metálicas simples permitem criar janelas de vidro transparente com capacidade de blindagem contra pulsos eletromagnéticos.
[Imagem: Chang Won Jung/SeoulTech]

Blindagem eletromagnética

Com praticamente todos os utensílios ganhando uma vertente "eletrônica", o potencial de interferência eletromagnética está crescendo exponencialmente.

E, junto com um risco, sempre vem uma nova demanda, neste caso por materiais que possam funcionar como "escudo eletromagnético" contra as interferências, sejam elas de outros aparelhos ou mesmo de eventos naturais.

Em vez de apostar em novos materiais de alta tecnologia, que podem ser difíceis de fabricar e muito sensíveis, Dat Nguyen e colegas da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, decidiram investir em algo bem mais simples: Telas metálicas. Afinal, a maioria das gaiolas de Faraday que vemos por aí - o que inclui coisas como a proteção na porta do seu forno de micro-ondas - são feitas justamente de telas ou malhas metálicas.

Além de manter o custo muito baixo, a ideia do pesquisador era de criar escudos eletromagnéticos passivos, que possam ser usados em paredes, portas, janelas e até veículos, sem depender do fornecimento de eletricidade.

Deu certo. "A principal contribuição do nosso estudo é a obtenção de um alto desempenho de blindagem contra pulsos eletromagnéticos em uma faixa de frequência ultralarga, mantendo a forma de uma janela de vidro transparente. Até o momento, existem poucos relatos de estruturas de janelas transparentes que atendam a níveis de blindagem contra pulsos superiores a 60 dB para ambientes civis," disse o professor Chang Jung, coordenador da equipe.

Blindagem eletromagnética pode ser instalada em janela transparente
Configurações testadas, com destaque para aquela que apresentou melhor eficácia.
[Imagem: Dat Tien Nguyen et al. - 10.1016/j.jestch.2025.102235]

Malha metálica contra interferências

A equipe projetou e construiu diversas configurações de blindagens contra pulsos eletromagnéticos com diferentes estruturas de malha metálica: grade quadrada, hexagonal simétrica, hexagonal assimétrica, dipolo cruzado e laço quadrado duplo.

Dentre todos os projetos, a malha metálica hexagonal assimétrica apresentou os melhores resultados. Isso fez com que os pesquisadores a escolhessem para criar seu protótipo de uma janela de vidro transparente imune a interferências.

Os testes mostraram uma eficácia de blindagem muito superior em comparação com os projetos convencionais, com um ganho particularmente significativo quanto à minimização da degradação da transparência visual em relação à janela sem a blindagem. Além disso, a estrutura funciona como um sistema totalmente passivo, não exigindo fonte de alimentação externa ou componentes ativos, o que a torna ideal para aplicações arquitetônicas práticas.

Esse escudo eletromagnético pode ser aplicado a uma ampla gama de ambientes arquitetônicos e de infraestrutura, incluindo centrais de dados, hospitais, aeroportos, instalações de pesquisa, infraestruturas críticas de comunicação e controle ou qualquer outro local onde equipamentos eletrônicos sensíveis precisem ser protegidos.

"Como a estrutura proposta pode ser integrada a sistemas de janelas transparentes, ela oferece uma gama significativamente mais ampla de aplicações arquitetônicas em comparação com as soluções convencionais de proteção opaca," concluiu Jung.

Bibliografia:

Artigo: Ultra-wideband EMP-shielded glass windows using metal mesh films for civilian and military infrastructure
Autores: Dat Tien Nguyen, Keunsik No, Chang Won Jung
Revista: Engineering Science and Technology
DOI: 10.1016/j.jestch.2025.102235
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Radiação Eletromagnética
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Antenas
  • Magnetismo

Mais tópicos