Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

BNDES abre consulta para criar política de dados abertos

Com informações da Agência Brasil - 04/12/2019


Dados abertos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) abriu uma consulta pública para definir os dados que serão disponibilizados em formato aberto à população.

A medida faz parte da Política Nacional de Dados Abertos, uma das estratégias para transformação digital na economia.

A equipe da instituição listou 56 bases de dados que abarcam desde as operações realizadas, como instrumentos de financiamento e empresas contempladas, até a execução orçamentária e ações envolvendo a gestão de seus recursos, como contratos, licitações e outras modalidades de despesa.

Desse total, a consulta pede aos interessados que elenquem as 10 prioritárias. Além das contribuições, também serão consideradas as buscas feitas no portal do banco, a complexidade da abertura dos dados e de que maneira o acesso a eles favoreceria o controle social da instituição.

Política Nacional de Dados Abertos

Entre os objetivos da Política Nacional de Dados Abertos está o incentivo a uma cultura de transparência por parte dos órgãos públicos e a disponibilização de informações aos cidadãos para que estes possam acompanhar a atuação do Poder Público.

Segundo balanço do Painel Monitoramento de Dados Abertos, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), até o momento 84 órgãos já publicaram seus planos, enquanto outros 136 ainda não concluíram esses instrumentos, caso que contempla o BNDES.

No site é possível verificar a situação de cada órgão e quais bases foram abertas por essas instituições. Se tomadas as bases de dados, das 4.200 previstas para abertura, 3.133 (75%) já foram disponibilizadas, enquanto outras 1.067 ainda estavam classificadas como "previstas" ou "em atraso".

A consulta pública para abertura das bases de dados do BNDES ficará disponível até 31 de janeiro de 2020. Também já estão disponíveis consultas no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Segurança da Informação
  • Software Livre
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos