Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Centro de pesquisa na Unicamp pretende preparar Brasil para a tecnologia 6G

Com informações da Agência Fapesp - 09/12/2022

Centro de pesquisa na Unicamp pretende preparar Brasil para a tecnologia 6G
O centro contará com pesquisadores de várias universidades brasileiras.
[Imagem: Pedro Amatuzzi/Inova Unicamp]

Rumo ao 6G

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em parceria com a empresa Ericsson, inaugurou um novo laboratório visando a tecnologia 6G, chamado Centro de Pesquisa em Engenharia em Redes e Serviços Inteligentes para 2030, que vai responder pela sigla em inglês SMARTNESS (Smart Networks and Services).

O objetivo do novo centro é explorar soluções inovadoras em telecomunicações que auxiliem na projeção e construção de infraestruturas de computação em nuvem e redes cognitivas orientadas por aprendizado de máquina e inteligência artificial, para o desenvolvimento da próxima geração de serviços de conectividade 5G e 6G.

Mais de 50 especialistas em engenharia elétrica, computação, telecomunicações ou áreas correlatas participarão do projeto, que vai explorar a programabilidade, elasticidade, escalabilidade e automação esperadas das redes e serviços inteligentes da próxima geração.

"O nosso desafio é olhar para o futuro e pensar quais são os serviços e as aplicações que vão demandar um conjunto de novas tecnologias nos próximos dez anos. As aplicações das quais se fala, hoje, com a chegada do 5G, mas que a quinta geração de internet não vai atender completamente," disse o professor Christian Rothenberg.

O SMARTNESS está sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mas contará com a participação de pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), além das federais de São Carlos (UFSCar), do ABC (UFABC), do Amazonas (UFAM), do Espírito Santo (UFES), de Goiás (UFG), do Pará (UFPA), do Rio Grande do Norte (UFRN), de Campina Grande (UFCG), do Ceará (UECE), de Uberlândia (UFU), da Bahia (UFBA), de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Pampa (Unipampa).

Polo de pesquisa 6G

A iniciativa cria um ambiente desafiador intelectualmente e favorável para pesquisas em ciência e tecnologia, voltadas para a inovação e o desenvolvimento das redes 5G, em implantação no Brasil, e a preparação para o 6G.

O grupo desenvolverá tecnologias de processamento de tráfego para acelerar a comunicação de forma distribuída, elevando a interconexão de objetos cotidianos (internet das coisas) e permitindo usos da internet que não seriam possíveis com a infraestrutura atual.

A expectativa é que os avanços obtidos sejam aproveitados em braços robóticos para aplicações industriais e de saúde, sensores, carros, salas educacionais e de treinamento com óculos de realidade aumentada, só para citar alguns exemplos.

"O centro SMARTNESS é uma iniciativa inédita no Brasil e na América Latina. Um polo de pesquisa de última geração na área de telecomunicações e redes de computadores, com foco no desenvolvimento de serviços avançados de conectividade móvel sob diferentes perspectivas da indústria, academia e sociedade, fortalecendo o protagonismo do Brasil e ampliando seu poder de competitividade," explicou Mateus Santos, da Ericsson no Brasil.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Armazenamento de Dados
  • Transmissão de Dados
  • Internet das Coisas

Mais tópicos