Plantão

Brasil deve lançar hoje foguete de médio porte

Brasil deve lançar hoje foguete de médio porte
Os técnicos envolvidos na operação fizeram uma simulação da contagem regressiva para o lançamento e conferiram todas as etapas do processo.[Imagem: IAE]

Foguete VSB-30

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) deve lançar ao espaço, neste domingo, o foguete de médio porte VSB-30, desenvolvido por técnicos brasileiros.

O equipamento vai levar para testes em ambiente de microgravidade cerca de dez experimentos de universidades, de institutos de pesquisas e de alunos do ensino fundamental que fazem parte dos programas desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

De acordo com o coronel Eudy Carvalhaes da Costa e Silva, coordenador-geral da operação, grande parte dos experimentos é voltada às áreas de tecnologia e biologia e alguns são diretamente relacionados ao desenvolvimento de sistemas para atividades espaciais.

Ele explicou que objetivo da operação é colocar os experimentos a 100 quilômetros de altitude.

Microgravidade

"O que interessa nesse lançamento é o tempo que o foguete ficará acima de 100 quilômetros de altitude, que é caracterizado um ambiente de microgravidade", disse Carvalhaes em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Segundo o coordenador, o foguete é projetado para percorrer 250 quilômetros e carregar 400 quilos. O tempo de voo total do foguete é de 18 minutos, incluindo o seu retorno à terra, no pára-quedas.

"Dividindo em fases, há o lançamento, com a propulsão dos motores, que dura entre 29 e 30 segundos. Depois, entra em fase de voo balístico, em que ele [foguete] vai no embalo. Com dois minutos atingirá o ambiente de microgravidade, voará seis minutos nesse ambiente e depois reentrará na atmosfera", explicou Carvalhaes.

Simulação

Os técnicos envolvidos na operação fizeram ontem uma simulação da contagem regressiva para o lançamento e conferiram todas as etapas do processo.

A previsão é que o lançamento seja realizado até as 15h, no horário de Brasília.

"Não temos um horário preciso porque o lançamento depende das condições meteorológicas", explicou o coordenador-geral da operação.

Um outro foguete experimental, chamado Orion, foi lançado da base de Alcântara na última segunda-feira.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas