Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Câmera detecta sangue humano para contar passageiros em um carro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/02/2008

Câmera detecta sangue humano para contar passageiros em um carro

Faixas solidárias

Na Inglaterra já são comuns as faixas exclusivas para carros que levam vários passageiros. Mas a fiscalização é difícil, o que tem colocado em xeque as "car-sharing lanes", como são conhecidas essas faixas que pretendem estimular o transporte solidário e a oferta de carona para aliviar o tráfego nas grandes cidades.

Enganando as câmeras de fiscalização

A fiscalização eletrônica até agora vinha se baseando em câmeras e softwares de inteligência artificial capazes de reconhecer faces humanas. Mas existem espertinhos em todo o mundo - e muitos motoristas logo descobriram que bonecos e até cães enganavam facilmente as câmeras.

Câmeras infravermelhas

Isso incentivou o professor John Tyrer, da Universidade de Loughborough, a pesquisar novas formas de detectar seres humanos à distância. As câmeras capazes de enxergar na faixa do infravermelho pareciam ser uma opção óbvia. Mas o material que reveste os pára-brisas, destinados refletir o calor do Sol, interfere com as ondas infravermelhas e inviabiliza a utilização dessa tecnologia.

Detectando seres humanos pelo sangue

Mas o Dr. Tyrer descobriu uma parte muito específica do espectro infravermelho que passa através do vidro e somente é absorvido pelos líquidos do corpo humano - mais especificamente o sangue e a água presentes na pele. Até mesmo o cabelo humano reflete esse comprimento de onda.

Os primeiros testes mostraram que bonecos e cães não são confundidos com ocupantes humanos, porque nenhum deles tem a "assinatura química" da pele humana. As novas câmeras serão testadas nas cidades de Birmingham e Leeds.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Sensores
  • Imagens 3-D

Mais tópicos