Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Lista de cientistas mais influentes do mundo tem 4 brasileiros

Com informações da Capes - 15/02/2016

Lista de cientistas mais influentes do mundo tem 4 brasileiros
O ranking "As mentes científicas mais influentes do mundo 2015" inclui os nomes de quatro brasileiros.
[Imagem: Thomson Reuters/Divulgação]

Mentes científicas

O ranking "As mentes científicas mais influentes do mundo 2015" inclui os nomes de quatro brasileiros:

  • Ado Jorio (Física - Universidade Federal de Minas Gerais)
  • Adriano Nunes Nesi (Biologia - Universidade Federal de Viçosa)
  • Álvaro Avezum (Medicina - Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese)
  • Paulo Artaxo (Geociências (Universidade de São Paulo)

A formação do ranking foi baseada em um critério principal: a análise dos artigos científicos mais citados no período entre 2003 e 2013, em 21 áreas do conhecimento.

Os cientistas mais notáveis estão entre aproximadamente nove milhões de pesquisadores contabilizados pela consultoria Thomson Reuters.

Periódicos Capes

Os pesquisadores brasileiros têm aparição certa em diversas bases de pesquisa científica e acadêmica. No Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a busca pelos autores é vasta: são mais de 200 resultados para o cientista Ado Jorio; cerca de 120 publicações relacionadas ao nome de Adriano Nunes Nesi; 235 artigos que contam com autoria de Álvaro Avezum; e mais de 500 resultados que envolvem o pesquisador Paulo Artaxo.

Artaxo, que é engajado na área de Geociências, afirma que o Portal é um recurso de uso diário para qualquer aluno de pós-graduação.

"Entre as publicações que mais acesso e recomendo aos estudantes, estão o Journal of Climate, Atmospheric Environment, Environmental Science and Technology, Nature e Science". Ado Jorio concorda que esses dois últimos títulos são alguns dos principais e acrescenta: "dentro da minha área de atuação, acesso frequentemente o Nature Physics, o Physical Review Letters e o NanoLetters. O Portal de Periódicos é um instrumento de trabalho obrigatório para o pesquisador brasileiro".

Áreas do conhecimento

Entre as áreas de pesquisa classificadas para o levantamento da Thomson Reuters, as maiores são as das Ciências da Vida: Medicina Clínica, Biologia e Bioquímica e Biologia Molecular e Genética.

Ciências da Computação, Matemática e Economia e Negócios reúnem um número menor de pesquisadores que produzem, proporcionalmente, menos artigos. Especialistas em bibliometria avaliaram mais de 120 mil artigos em cada área de estudo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Biotecnologia
  • Monitoramento Ambiental
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos