Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Confirmado objeto mais distante já observado no Sistema Solar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/02/2021

Confirmado objeto mais distante já observado no Sistema Solar
Escala de distâncias do Sistema Solar. Plutão está em 39 ua.
[Imagem: Roberto Molar Candanosa/Scott S. Sheppard/Brooks Bays]

Muito, muito distante

Astrônomos confirmaram a existência de um planetoide que se tornou o objeto conhecido mais distante do Sistema Solar.

Batizado de 2018 AG37, mas informalmente apelidado de "Farfarout" - algo como "MuitoMuitoDistante" -, o objeto está quatro vezes mais longe do Sol do que Plutão.

O apelido Farfarout distingue este objeto do recordista anterior de distância, o Farout (2018 VG18), descoberto em 2018 pela mesma equipe.

O MuitoDistante e o MuitoMuitoDistante receberão nomes oficiais, como Sedna e Eris antes deles, mas isso só ocorrerá depois que sua órbita for melhor determinada nos próximos anos.

Na verdade, depois de sua primeira observação, com o telescópio Subaru no Havaí, foram necessários quase dois anos, usando os telescópios Gemini Norte e Magellan, para determinar sua distância e órbitas prováveis, devido ao seu movimento muito lento no céu.

Com base em seu brilho e distância do Sol, a equipe estima seu tamanho em cerca de 400 km de diâmetro, o que o coloca na extremidade inferior de ser um planeta anão.

Planeta X

Os cálculos iniciais indicam que o a distância média do Farfarout do Sol é de 132 unidades astronômicas (ua) - 1 ua é a distância entre a Terra e o Sol. Para comparação, Plutão está a apenas 39 ua do Sol.

O corpo celeste recém-descoberto parece ter uma órbita muito alongada, que o leva a 175 ua no seu ponto mais distante e apenas 27 ua quando está mais perto do Sol.

Calcula-se que um ano do Farfarout - o tempo que ele leva para completar uma órbita ao redor do Sol - dure cerca de mil anos terrestres, cruzando a órbita de Netuno todas as vezes. Isso significa que o Farfarout provavelmente experimentou fortes interações gravitacionais com Netuno ao longo dos tempos, sendo esta a razão pela qual ele tem uma órbita tão grande e alongada.

Essa interação com Netuno o torna pouco útil na pesquisa pelo Planeta X, ou Planeta Nove. Apenas aqueles objetos cujas órbitas ficam no Sistema Solar muito distante, muito além da influência gravitacional de Netuno, podem ser usados para sondar por sinais de um planeta massivo desconhecido. Isto inclui Sedna e 2012 VP113 que, embora estejam mais próximos do Sol, têm uma órbita com pouca influência de Netuno.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos