Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Criado bioplástico que protege contra radiação ultravioleta

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/03/2020

Criado bioplástico que protege contra a radiação ultravioleta
O novo bioplástico é adequado para proteger os produtos da luz solar direta.
[Imagem: University of Oulu]

Plástico anti-UV

Químicos da Universidade de Oulu, na Finlândia, desenvolveram um bioplástico sintético que, diferentemente dos tradicionais plásticos à base de carbono ou de outros bioplásticos, fornece proteção contra a radiação ultravioleta (UV) do Sol.

O copolímero à base de biomassa evita que a radiação UV passe graças à sua estrutura baseada em bifuranos - furano é um composto produzido pela destilação da madeira.

A transparência do bioplástico é boa o suficiente para aplicações práticas, garante a equipe, como a cobertura de estufas ou áreas de convivência.

Além disso, o material funciona como uma barreira física de 3 a 4 vezes mais forte que a do plástico PET padrão.

As matérias-primas utilizadas na produção do biopolímero são hidroximetilfurfural (HMF) e furfural, que são produtos de biorrefinarias derivados de celulose e hemicelulose.

Ao ligá-los quimicamente, Tuomo Kainulainen e seus colegas criaram partes de copolímeros com estruturas semelhantes tanto ao bisfurano, quanto ao furano.

O experimento mostra que é possível desenvolver bioplásticos com melhores propriedades do que os plásticos derivados de fósseis produzidos atualmente.

A equipe patenteou o material e está se preparando para ampliar sua escala de produção. Apesar de chamá-lo de "bioplástico ecológico", contudo, há preocupações quanto a eventuais danos à saúde humana dos furanos.

Bibliografia:

Artigo: Utilizing Furfural-Based Bifuran Diester as Monomer and Comonomer for High-Performance Bioplastics: Properties of Poly (butylene furanoate), Poly(butylene bifuranoate), and Their Copolyesters
Autores: Tuomo P. Kainulainen, Terttu I. Hukka, Hüsamettin D. Özeren, Juho A. Sirviö, Mikael S. Hedenqvist, Juha P. Heiskanen
Revista: Biomacromolecules
DOI: 10.1021/acs.biomac.9b01447
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Biotecnologia
  • Biocombustíveis
  • Indústria Química

Mais tópicos