Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Dedo robótico com digital e tato tem código aberto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/01/2017

Dedo robótico com digital e tato tem código aberto
O dedo robótico segue a borda do objeto "sentindo" a inclinação.
[Imagem: BRL/University of Bristol]

Tato robótico

Ainda não é um dedo robótico completo, mas o protótipo tem tudo para se tornar a ponta preferida dos dedos artificiais, já que ela os permitirá tornarem-se dedos robóticos com digitais.

O aparelho é uma ponta de dedo de código aberto, fabricada por uma impressora 3-D, que é capaz de "sentir" as superfícies de forma semelhante ao sentido humano do tato.

Este sensor, chamado TacTip, desenvolvido pela equipe de Robótica Táctil da Universidade de Bristol, no Reino Unido, acaba de ganhar o primeiro prêmio em uma competição de "robótica mole", que busca construir robôs menos metálicos e duros, e mais parecidos com os seres vivos.

O sensor usa uma webcam, montada dentro do invólucro que formará a ponta do dedo. A câmera rastreia pinos internos que funcionam de forma parecida com os receptores de toque que existem dentro dos nossos próprios dedos.

Dedo robótico com digital e tato tem código aberto
O próximo passo é miniaturizar o dispositivo, para que ele fique da grossura de um dedo humano.
[Imagem: BRL/University of Bristol]

Sensor tátil

De acordo com Nathan Lepora e Benjamin Cherrier, seus criadores, a ponta de dedo atende à necessidade de um sensor tátil barato, robusto e versátil para dar aos robôs um senso artificial de toque.

O projeto de código aberto e impresso torna o dispositivo barato para se construir e altamente personalizável, prontamente adaptável a cada projeto.

"Um sentido artificial de toque é a chave para permitir que futuros robôs tenham a destreza humana. As aplicações do tato artificial vão desde a robotização da manufatura, produção de alimentos e cuidados de saúde, até mãos protéticas que restaurem o senso de toque," disse o professor Lepora.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Músculos Artificiais

Mais tópicos