Energia

Descoberta de supercondutor a temperatura ambiente é despublicada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/09/2022

Experimento sobre supercondutividade à temperatura ambiente é despublicado
O experimento foi feito em uma pequena morsa de laboratório, chamada bigorna de diamante.
[Imagem: Nature]

Supercondutividade em dúvida

Em 2020, físicos de três universidades norte-americanas publicaram um artigo, escolhido como capa da revista Nature, no qual eles alegavam ter alcançado um feito longamente esperado: A obtenção da supercondutividade a temperatura ambiente.

Um supercondutor é aquele que transporta eletricidade com resistência tendendo a zero, sendo que, nos materiais conhecidos que apresentam essa propriedade, a supercondutividade só emerge em temperaturas criogênicas. Assim, um supercondutor a temperatura ambiente poderá revolucionar quase toda nossa sociedade, totalmente baseada na eletricidade.

Agora, porém, em um movimento pouco comum no meio científico, os editores da própria revista Nature decidiram cancelar a publicação do artigo, um procedimento conhecido como retratação, ou despublicação.

"Os editores da Nature desejam retirar este artigo. Após a publicação, foram levantadas questões sobre a maneira como os dados deste artigo foram processados e analisados, o que os autores e a Nature têm trabalhado para resolver. Estabelecemos agora que algumas etapas-chave do processamento de dados - a saber, as subtrações de fundo aplicadas aos dados brutos usados para gerar os gráficos de suscetibilidade magnética na Fig. 2a e os dados estendidos na Fig. 7d - usaram um procedimento não padrão definido pelo usuário," justificou a revista.

Embora retratações sejam comuns, é um procedimento menos comum quando os autores da alegada descoberta não concordam com as críticas e ressalvas ao artigo, mantendo suas conclusões.

"Os autores sustentam que os dados brutos fornecem forte suporte para as principais alegações do artigo original. No entanto, somos da opinião de que esses problemas de processamento prejudicam a confiança nos dados de suscetibilidade magnética publicados como um todo e, portanto, estamos retirando o artigo. Todos os autores que expressaram explicitamente sua opinião sobre a retratação não concordam com ela," reconheceu a Nature.

Suscetibilidade magnética

Embora sempre se fale da condutividade sem resistência elétrica, uma queda na resistência por si só não é considerada uma medição suficiente para estabelecer que um material é supercondutor: Além dela, é essencial que o material gere um campo de fluxo magnético para o exterior.

Foi essa medição que foi questionada e que causou a retratação do artigo. Como o experimento foi feito em uma bigorna de diamante, torna-se muito complicado fazer uma medição direta do campo magnético. Por isso, é comum na área medir uma grandeza relacionada, chamada suscetibilidade magnética, uma constante de proporcionalidade adimensional que avalia a capacidade de magnetização de um material em resposta a um campo magnético aplicado a ele.

E os autores do artigo não conseguiram convencer os editores da Nature de que essa medição seguia as boas práticas científicas. Além disso, outros pesquisadores alegaram não ter conseguido reproduzir os resultados, embora reconheçam que isto pode ter sido devido ao fato de que a equipe não compartilhou os dados do seu experimento com a transparência necessária.

Cenas dos próximos capítulos

A equipe anunciou que irá retirar os procedimentos criticados pela Nature e irá ressubmeter o artigo para publicação, uma vez que, segundo eles, a ausência desses dados não invalida sua alegação principal, da obtenção da supercondutividade a 15 ºC. Além disso, a equipe já possui outro artigo, publicado por outra revista, alegando ter obtido um supercondutor a temperatura ambiente sob menos pressão que no experimento agora retratado.

Agora é esperar para ver se os revisores e a própria revista aceitarão republicar o artigo. Parece difícil, mas há precedentes. É bom não esquecer que a descoberta dos quasicristais, que ganhou o Nobel de Química de 2011, ficou décadas na prateleira: Seu autor, Dan Shechtman, foi ridicularizado, teve seu trabalho recusado pelas revistas científicas e foi expulso de seu grupo de pesquisa, até finalmente ter seu trabalho reconhecido.

Talvez a história se repita, talvez não. O fato é que, ao menos por enquanto, voltamos ao estágio anterior, de expectativa pela descoberta de materiais supercondutores à temperatura ambiente.

Artigo: Room-temperature superconductivity in a carbonaceous sulfur hydride