Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Descobertos materiais superisolantes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/04/2008

Descobertos materiais superisolantes
Refrigerador de diluição, no interior do qual o superisolante foi descoberto, depois de ser resfriado a alguns miliKelvin.
[Imagem: ANL]

Os supercondutores - materiais que deixam a corrente elétrica fluir sem qualquer resistência - já são conhecidos há tempos. Agora, um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova classe de materiais, batizados de superisolantes, que aumentam a resistência elétrica com a queda na temperatura ou sob a ação de um campo magnético externo.

Aplicações dos superisolantes

Da mesma forma que os supercondutores, os superisolantes deverão ter aplicação em várias áreas de física, incluindo aceleradores de partículas, trens magnéticos e equipamentos de ressonância magnética.

Outra possibilidade é a criação de sistemas de proteção que evitarão que as baterias se descarreguem. Se deixada sem uso, a carga de uma bateria lentamente se esvai porque o ar não é um isolante perfeito. "Se você passa uma corrente por um supercondutor, então ele irá transportar a corrente para sempre; de forma inversa, se você tem um superisolante, então ele irá reter a carga para sempre," explica o professor Valerii Vinokur.

Mesmo antes de chegarem às aplicações práticas, eles deverão formar a base de novos campos de estudos para o entendimento dos princípios da física da matéria condensada. No horizonte, há a possibilidade de uma nova geração de componentes microeletrônicos, principalmente para uso em supercomputadores.

Passa a ser possível, por exemplo, a criação de um revestimento superisolante para fios supercondutores, uma forma para transportar energia no interior de chips com total eficiência, sem qualquer perda na forma de calor.

Nitreto de titânio

Os pesquisadores estavam analisando uma película de nitreto de titânio, quando observaram que, sendo resfriado a temperaturas criogênicas, depois de passar por uma temperatura-limite, a resistência à passagem de uma corrente elétrica no material bruscamente aumenta em 10.000 vezes. A mudança também ocorre quando os pesquisadores variam um campo magnético externo.

O nitreto de titânio também é um supercondutor. Fazê-lo comportar-se como um superisolante foi uma questão de variar a espessura da película fina feita com esse material.

Bibliografia:

Artigo: Superinsulator and quantum synchronization
Autores: Valerii M. Vinokur, Tatyana I. Baturina, Mikhail V. Fistul, Aleksey Yu. Mironov, Mikhail R. Baklanov, Christoph Strunk
Revista: Nature Physics
Data: April 3
Vol.: 452, 613 - 615
DOI: 10.1038/nature06837
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercondutores
  • Metais e Ligas
  • Baterias
  • Magnetismo

Mais tópicos