Plantão

Física das partículas é tema de DVD educacional

Charme das partículas

O DVD O discreto charme das partículas elementares, baseado no livro de mesmo nome da física Maria Cristina Abdalla, está disponível para aquisição por professores da rede pública de ensino.

A autora é professora do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou na Organização Europeia para Investigação Nuclear (Cern), em Genebra, na Suíça.

O DVD desvenda as partículas elementares da física desde as primeiras descobertas que levaram à teoria quântica até as novas manifestações da matéria.

A obra refaz a trajetória da mudança de modelos que levou ao modelo padrão da física de partículas.

DVD educativo

Transformado em programa de televisão pela TV Cultura, o vídeo traz a edição do programa, que foi exibido em cinco capítulos. Por meio de recursos dramatúrgicos, os conceitos são simplificados e se tornam mais atrativos aos jovens, que são o público-alvo.

Os atores Marcelo Tas, Giovanni Delgado, Sheyla Coelho, Flávia Garrafa e Ivo Müller participam do vídeo, que tem direção de Ricardo Elias, roteiro de Claudio Yosida e Dani Patarra e produção de Lina Murano.

Segundo a autora, o DVD é adequado para a capacitação dos professores, que devem trabalhar o tema das partículas elementares com alunos do ensino médio.

"Com a mudança do currículo escolar no Estado de São Paulo, em 2007, a lei da relatividade e o modelo padrão das partículas passaram a ser obrigatórios", disse.

Rap do LHC

Para o começo de 2011, o vídeo ganhará legendas em inglês. Além disso, há também uma versão em português do videoclipe do Rap do LHC (Large Hadron Collider, ou "grande colisor de hádrons"), do cantor e compositor Rincón Sapiência.

A letra explica para o telespectador como funciona o maior instrumento científico do mundo, instalado pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares.

Para solicitar o DVD, os interessados, professores da rede pública, devem enviar um e-mail para a autora, pelo endereço mabdalla@ift.unesp.br. O único custo é o dos correios.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas