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Mecânica

Eletrificação de veículos terá impacto enorme na cadeia de suprimentos de metais

Com informações da Universidade de Cornell - 15/05/2023

Eletrificação de veículos terá impacto enorme na cadeia de suprimentos de metais
As minas não estão localizadas próximas aos mercados de consumo dos metais.
[Imagem: Chunbo Zhang et al. - 10.1038/s41467-023-37373-4]

Surto na demanda por metais

A migração da indústria automotiva dos veículos a combustão para os veículos elétricos elevará acentuadamente a demanda não apenas do lítio que dá nome às baterias, mas também do níquel, cobalto, manganês e platina, necessários para fabricar essas mesmas baterias e os sistemas elétricos veiculares associados.

E, embora esse movimento seja impulsionado pelas metas de redução das emissões de gases de efeito estufa, esse aumento na demanda dos metais criará uma variedade de efeitos colaterais indesejados, incluindo problemas econômicos e na cadeia de suprimentos.

Esta é a conclusão de uma equipe da Universidade de Cornell, nos EUA, que analisou os dados de 48 países comprometidos em desempenhar um papel importante na eletrificação do transporte, incluindo EUA, China e Índia.

Em um cenário em que 40% dos veículos serão elétricos até 2050, a necessidade global de lítio aumentará 2.909% em relação ao nível de 2020. Se 100% dos veículos forem elétricos até 2050, a necessidade de lítio dispara, alcançando um aumento de 7.513%.

Dos anos de 2010 a 2050, neste último cenário, em que todos os veículos fossem elétricos, a demanda anual de lítio aumentaria globalmente de 747 toneladas para 2,2 milhões de toneladas. Hoje não existem minas capazes de suprir essa demanda.

Em meados do século, a demanda por níquel eclipsaria outros metais críticos, já que a necessidade global variaria de 2 milhões de toneladas, quando 40% dos veículos fossem elétricos, até 5,2 milhões de toneladas, quando todos os veículos fossem elétricos.

A demanda anual de cobalto (variando de 0,3 a 0,8 milhão de toneladas) e manganês (variando de 0,2 a 0,5 milhão de toneladas) aumentará na mesma ordem de grandeza em 2050, de acordo com as estimativas da equipe.

Eletrificação de veículos terá impacto enorme na cadeia de suprimentos de metais
Existem propostas para fazer uma mineração minimamente invasiva para o meio ambiente.
[Imagem: Evelien Martens et al. - 10.1126/sciadv.abf9971]

Riscos de mercado

E toda esta situação está se delineando em um momento em que a mineração enfrenta mundialmente uma queda de popularidade devido ao impactos sobre o meio ambiente.

Atualmente, a oferta dos metais e minerais críticos para essa nova etapa da indústria automotiva estão centralizados no Chile, Congo, Indonésia, Brasil, Argentina e África do Sul, todos países considerados "politicamente instáveis" aos olhos do mundo industrializado.

"Os suprimentos instáveis de metais e minerais críticos podem exacerbar os riscos de abastecimento sob o aumento da demanda," disse Fengqi You, membro da equipe.

Em seu artigo, os pesquisadores pedem cautela na eletrificação dos veículos pesados, que requerem metais críticos em quantidade muito maior do que outros veículos. Embora representem apenas entre 4% e 11% da frota rodoviária total em alguns países, os metais críticos relacionados a baterias usados em veículos elétricos pesados representarão 62% da demanda de metais críticos nos cenários analisados.

Eletrificação de veículos terá impacto enorme na cadeia de suprimentos de metais
Outra opção consiste em extrair metais das plantas.
[Imagem: Sustainable Minerals Institute/University of Queensland]

Recomendações

Entre as sugestões dos pesquisadores para o manejo desse aumento na demanda de metais estão:

  • A construção de uma economia circular, que será indispensável para os metais críticos se eles alcançarem uma cadeia de suprimentos em qualquer dos cenários analisados. Deve-se levar em consideração estratégias para promover a eficiência da reciclagem e a taxa de recuperação das baterias ao final da vida útil em um ritmo adequado à demanda e uso.
  • Os países devem adotar políticas que priorizem projetos alternativos para cátodos/ânodo e sistemas de células de combustível (hidrogênio verde) para reduzir a dependência dos metais primários críticos.
  • As metas de descarbonização para o transporte rodoviário devem ser combinadas com a implantação de veículos elétricos, o momento do pico de emissão de carbono e da neutralidade de carbono, e orçamentos precisos de emissões.

Bibliografia:

Artigo: Trade-off between critical metal requirement and transportation decarbonization in automotive electrification
Autores: Chunbo Zhang, Xiang Zhao, Romain Sacchi, Fengqi You
Revista: Nature Communications
Vol.: 14, Article number: 1616
DOI: 10.1038/s41467-023-37373-4
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