Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Estação Espacial vai receber sala panorâmica

Dauna Coulter - Science@NASA - 21/10/2009

Estação Espacial vai receber sala panorâmica
Conceito artístico da Cúpula, depois de instalada na Estação Espacial Internacional, o que deverá acontecer no início de 2010.
[Imagem: NASA]

A Estação Espacial Internacional (ISS) recentemente recebeu uma varanda espacial, mas ela não é muito adequada para astronautas - afinal, curtir a paisagem com roupas espaciais não seria assim tão confortável.

Mas logo os astronautas poderão curtir o incrível visual do espaço e da própria Terra de um lugar bem mais confortável. E usando roupas comuns, do lado de dentro da Estação.

Cúpula espacial

O módulo norte-americano Tranquilidade, que será acoplado à ISS no início de 2010, contará com um domo de observação como nenhuma outra janela já instalada no espaço.

O domo, ou Cúpula (seu nome oficial é Cupola), está literalmente repleto de janelas para a observação da Terra, do espaço e da incrível visão da própria Estação.

A Cúpula foi projetada como uma plataforma de observação para as operações fora da estação - por exemplo, a operação dos braços robóticos, as caminhadas espaciais e o acoplamento das naves.

Estações de trabalho dentro da Cúpula darão aos astronautas o controle total sobre o braço robótico Canadarm e o robô Dextre, enquanto as janelas oferecerão uma vista incomparável desses dispositivos em ação.

Visão espacial

Mas ela será também um local onde os astronautas poderão relaxar.

"As tripulações nos dizem que olhar a Terra é importante para eles", diz Julie Robinson, cientista do Centro Espacial Johnson, da NASA. "Os astronautas trabalham duro lá em cima e ficam longe de suas famílias por um longo tempo. Observar a Terra e as estrelas os ajuda a relaxar e ter inspiração."

"A janela circular de 80 centímetros de diâmetro do topo da Cúpula é a maior janela já construída para o espaço", diz Robinson. "Em vez de olhar através de uma pequena portinhola, a Cúpula vai oferecer uma visão deslumbrante do céu e visões panorâmicas sem precedentes da Terra. Os astronautas vão partilhar estas visões com o mundo por meio de fotografias tiradas através das janelas e divulgadas online."

Monitoramento global

E estas fotos poderão ainda levar a novas descobertas científicas:

"Ao fotografar perspectivas oblíquas, com diferentes angulações do Sol, os astronautas poderão usar a Cúpula para dar aos cientistas uma visão da Terra que não pode ser obtida com satélites," acrescenta ela.

Fotografias da Terra tiradas pelos astronautas têm sido usadas para estudar processos como o derretimento dos icebergs, nuvens noctilucentes, tempestades de areia e a estrutura dos olhos dos furacões.







Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Robôs Espaciais
  • Monitoramento Ambiental
  • Telescópios

Mais tópicos