Plantão

Foguete brasileiro é lançado com sucesso na Suécia

Foguete brasileiro é lançado com sucesso na Suécia
Embaixo, o foguete VSB-30 V17 em preparação, ainda no Brasil. Acima, as imagens do lançamento do V15, ocorrido nesta terça-feira. [Imagem: IAE/SSC]

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) iniciou a Operação Texus 49, que consistirá em 3 lançamentos.

O lançamento do VSB-30 V15 - Texus 49 ocorreu com sucesso, nesta terça-feira (29) às 6h00, no horário local, a partir do Centro de Lançamento de Esrange, em Kiruna - Suécia.

O foguete atingiu uma órbita superior a 260 quilômetro, fornecendo 378 segundos de ambiente de microgravidade para os experimentos científicos a bordo.

Preparativos

Os veículos VSB-30 V14, V15 e V16 foram transportados para a Suécia, onde ocorrerá o lançamento das cargas úteis Texus 49, Texus 48 e Maser 12, respectivamente.

A Operação teve início no dia 18 de março, às 16h30, conforme planejado. O transporte do VSB-30 foi realizado por um C-130 da Força Aérea Brasileira, que pousou em Kiruna. O desembarque demorou cerca de duas horas a uma temperatura de 10 graus.

No sábado (19) os motores foram desembalados e preparados para iniciar a integração.

Na operação, foram realizados: a integração das empenas do primeiro e segundos estágios; a integração dos ignitores do primeiro e segundos estágios; a integração dos DMS (dispositivo mecânico de segurança) do primeiro e segundo estágios; ensaio de ativação das pontes pirotécnicos, com iniciadores de b/nitrato, do módulo dianteiro do segundo estágio e o ensaio de ativação das pontes pirotécnicas dos iniciadores do PIR.

VSB-30 V15

Veja os principais dados do voo desta terça-feira:

  • Massa de carga útil: 379 kg;
  • Apogeu: 268,2 km (nominal = 264,0 km);
  • Tempo de microgravidade = 378 segundos;
  • Alcance = 92 km;
  • Ponto de impacto < 1 sigma;
  • Aceleração máxima do 1E = 7,9 g;
  • Aceleração máxima do 2E = 12,6 g.

O foguete alcançou a altitude de 268 km e a carga útil que continha quatro experimentos científicos, ficou por 6 minutos em ambiente de microgravidade.

A carga útil foi recuperada a 90 km do local do lançamento, por um helicóptero, e já está de volta à base para análises.

Neste lançamento, a ESA (Agência Espacial Europeia) comemora 50 voos da carga útil Texus.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas