Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

ICANN defende estímulo ao comércio de domínios .br na internet

Com informações da Agência Brasil - 15/09/2013


O número de empresas nacionais com domínios na internet é baixo e isso poderá resultar em dificuldades para a expansão do comércio eletrônico no país.

O problema é que, no Brasil, o incentivo à comercialização de domínios é baixo, segundo a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN), autoridade responsável pela coordenação global da internet.

"O Brasil tem 3,2 milhões de domínios para 190 milhões de habitantes, enquanto a Argentina tem 2,7 milhões de domínios para 40 milhões de habitantes. Alguma coisa está errada. Tem um mercado que não está sendo explorado", disse a representante do Icann, Vanda Scartezini.

A venda dos domínios brasileiros é feita pela Registro BR, uma organização não-governamental de gestão mista, que tem em seu comitê gestor representantes do governo e da sociedade civil.

Segundo Vanda, o baixo número de registros de domínio brasileiro - sites que terminam com ".br" - deve-se a falta de incentivo à revenda desses endereços no país.

"Não há uma rede de revenda de domínio que possibilite alguma margem de lucro, a exemplo do que outros donos dos principais domínios fazem. O resultado é que ninguém vende nem se sente estimulado a vender porque consegue o mesmo, pelo mesmo preço, na Registro BR", disse ela.

"Há mais de 6 milhões de pequenas empresas no Brasil e só 3 milhões de nomes de domínio debaixo do '.br'. Mais de 3 milhões delas não têm domínio. Ou seja, não têm vitrine para participar do comércio eletrônico", acrescentou Vanda.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Investimentos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Transmissão de Dados
  • Antenas

Mais tópicos