Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Cientistas pedem esforço global para avaliar impactos do trício

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/06/2023

Cientistas pedem esforço global para avaliar impactos ambientais do trítio
O trício chega ao ambiente por diversas fontes (esquerda), mas os estudos sobre seu impacto têm sido limitados.
[Imagem: Ferreira et al. - 10.1016/j.scitotenv.2023.162816]

Trício

Antes que a fusão nuclear chegue de fato para resolver nossos problemas energéticos, precisamos conversar sobre o trício, ou trítio.

Um isótopo radioativo de hidrogênio, o trício é um subproduto da indústria nuclear e sua ocorrência deverá crescer exponencialmente conforme a energia nuclear cada vez mais é vista como uma opção "aceitável" para tirar a economia global da dependência dos combustíveis fósseis.

Quando a fusão nuclear chegar, esse problema aumentará ainda mais, já que o trício é um dos combustíveis desses reatores futurísticos - existem também propostas de fusão nuclear sem radiação.

Esse aumento no trício exigirá que os países que escolherem esse caminho precisarão desenvolver estratégias de longo prazo para gerenciar os resíduos radioativos tritiados, além de ser necessário o desenvolvimento de ferramentas para avaliar e lidar com seu impacto ambiental.

No entanto, uma equipe de cientistas do Reino Unido e da França afirma agora que o impacto potencial do trício ainda é desconhecido, com estudos até o momento focando apenas em bivalves marinhos, peixes e roedores.

Esses estudos também se concentraram em experimentos baseados em laboratório e muitas vezes foram realizados usando altas concentrações de trício, que dificilmente serão encontradas no ambiente.

Cientistas pedem esforço global para avaliar impactos ambientais do trício
É necessário conhecer todo o ciclo de vida do trício.
[Imagem: Ferreira et al. - 10.1016/j.scitotenv.2023.162816]

Estudar o impacto do trício

O levantamento destaca que tem havido pouca consideração sobre como uma ampla gama de organismos absorve o trício através de várias rotas, e se eles, por sua vez, representam ameaças à saúde humana através da cadeia alimentar.

Os pesquisadores também dizem que o trício associado a partículas de aço e cimento, decorrentes do descomissionamento ou desmantelamento de reatores nucleares, precisa ser mais estudado.

Em sua conclusão, a equipe afirma que é necessário com urgência um foco coordenado e consistente para desenvolver a base de evidências necessária para minimizar o impacto do trício em tudo, desde espécies individuais até o meio ambiente como um todo.

"Globalmente, o trício é produzido e descarregado no meio ambiente em quantidades imensas em comparação com outras substâncias radioativas. Sua importância está sendo percebida ainda mais com o desenvolvimento da tecnologia de fusão para garantir a segurança energética sem emissões de gases de efeito estufa. Até o momento ainda não avaliamos adequadamente seu comportamento ambiental e seu impacto sobre as espécies selvagens, e qualquer risco potencial para os seres humanos através da cadeia alimentar. A importância de fazer isto com urgência não pode ser subestimada," disse o coordenador do estudo, professor Awadhesh Jha, da Universidade de Plymouth, nos EUA.

Bibliografia:

Artigo: Tritium: Its relevance, sources and impacts on non-human biota
Autores: Maria Florencia Ferreira, Andrew Turner, Emily L. Vernon, Christian Grisolia, Laurence Lebaron-Jacobs, Veronique Malard, Awadhesh N. Jha
Revista: Science of The Total Environment
DOI: 10.1016/j.scitotenv.2023.162816
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Poluição
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia
  • Hidrogênio

Mais tópicos