Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Objetos de vidro são impressos em 3D pela primeira vez

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2015

Impressão 3D de vidros
A equipe está muito interessada na exploração artística de suas criações, como mostra a projeção de luz sobre um dos objetos criados pela impressora 3D de vidros (à direita).
[Imagem: John Klein et al. - 10.1089/3dp.2015.0021]

Impressão 3D de vidros

Engenheiros do MIT conseguiram superar o desafio de usar a impressão 3D para fabricar peças de vidro.

"Nós apresentamos uma impressora de extrusão totalmente funcional para vidros opticamente transparentes," escrevem John Klein e seus colegas.

A impressora 3D para vidros é um pouco mais complicada do que as similares projetadas para usar tintas de plástico ou cerâmica devido à necessidade de manter as altas temperaturas necessárias à fusão do vidro.

A "tinta" é formada por micropartículas de vidro transparente, que são derretidas em um forno elétrico acima da impressora. O vidro já fundido desce até o bocal, também aquecido por resistências elétricas, onde sua aplicação é controlada para formar o objeto desejado.

Finalmente, a câmara de deposição - o local onde o objeto é construído - é fechada e aquecida para dar a têmpera, evitando que o vidro se resfrie rapidamente e corra o risco de quebrar.

Impressão 3D de vidros
Esquema da impressora de vidros 3D.
[Imagem: John Klein et al. - 10.1089/3dp.2015.0021]

Engenharia e arte

A equipe destaca que o grande desafio para construir seu protótipo foi encontrar um material eficiente e economicamente viável para construir o bocal, pelo qual o vidro deve escorrer livremente, sem grudar - a melhor solução encontrada foi o óxido de alumínio.

A grande restrição da impressora 3D de vidro é que os objetos não podem ter ângulos fechados porque, neste estágio do desenvolvimento, o bocal ainda tem um diâmetro elevado, além de precisar depositar as camadas rapidamente para que o vidro não endureça.

Mas a equipe parece querer explorar nichos onde não se aplicam as preocupações tradicionais dos processos industriais de alto volume: "Esta pesquisa reside na interseção do design, engenharia, ciência e arte, o que representa uma abordagem altamente interdisciplinar," escrevem eles.

Bibliografia:

Artigo: Additive Manufacturing of Optically Transparent Glass
Autores: John Klein, Michael Stern, Giorgia Franchin, Markus Kayser, Chikara Inamura, Shreya Dave, James C. Weaver, Peter Houk, Paolo Colombo, Maria Yang, Neri Oxman
Revista: 3D Printing and Additive Manufacturing
Vol.: Online Ahead of Print
DOI: 10.1089/3dp.2015.0021
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Vidros
  • Impressão 3D
  • Processos Industriais
  • Polímeros

Mais tópicos