Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Interface gestual sem contato usa tecnologia 3D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/07/2010

Interface gestual sem contato usa tecnologia 3D
A nova interface por gestos opera em 3D, não exige o uso de luvas especiais e ainda é capaz de permitir a interação simultânea de múltiplos usuários.
[Imagem: FIT]

Cientistas do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, apresentaram um novo sistema de interface acionado por gestos, no melhor estilo Minority Report.

O novo sistema de reconhecimento digital detecta a posição da mão e dos dedos em tempo real e os traduz em comandos.

As duas grandes vantagens são que a nova interface por gestos não exige o uso de luvas especiais e ainda é capaz de permitir a interação simultânea de múltiplos usuários.

Interface 3-D

Ao contrário das já tradicionais telas de toque, que equipam a maioria dos equipamentos eletrônicos portáteis, e mesmo das recém-chegadas mesas multitoque, ambas restritas a uma superfície bidimensional, a nova interface gestual dá total liberdade para comandar softwares e apresentações.

O ambiente de interação multitoque não exige contato físico e é inteiramente baseado em gestos, detectando múltiplos dedos e múltiplas mãos ao mesmo tempo, permitindo que o usuário interaja com os objetos em uma tela sem precisar replicar no ar a bidimensionalidade da tela - ou seja, o sistema é inteiramente 3-D.

Os usuários movem as mãos e os dedos no ar e o sistema automaticamente reconhece e interpreta os gestos, traduzindo-os em comandos para o programa que estiver rodando.

Tempo de voo

As mãos e os dedos dos usuários são filmados por uma câmera 3-D.

Essa câmera usa o princípio do "tempo de voo", uma técnica na qual cada pixel é rastreado, determinando o tempo que a luz leva para viajar entre o objeto monitorado e o sensor da câmera. Essa informação permite o cálculo da distância entre a câmera e o objeto monitorado.

"Desenvolvemos um algoritmo especial de análise de imagens que filtra as posições das mãos e dos dedos. Isto é obtido em tempo real usando uma filtragem inteligente dos dados de entrada. Os dados brutos podem ser vistos como uma espécie de paisagem 3-D de uma região montanhosa, com os picos representando as mãos e os dedos," explica Georg Hackenberg, idealizador da nova interface.

Para total precisão, o programa usa ainda os chamados critérios de plausibilidade, que levam em conta as dimensões típicas de uma mão e o comprimento dos dedos.

Interface divertida

O protótipo mostrou-se eficiente e fácil de usar, e foi considerado "divertido" pelos participantes dos testes.

Mas o equipamento ainda não está pronto para chegar ao mercado. Alguns elementos confundem o sistema, como os reflexos causados por relógios de pulso e pulseiras.

Ele também foi testado, até agora, apenas em ambiente de laboratório, com iluminação controlada e sem muitos elementos presentes na cena.

Recentemente pesquisadores apresentaram uma interface acionada por gestos voltada para aplicações médicas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Telas e Monitores
  • Imagens 3-D
  • Holografia

Mais tópicos