Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Janela vigilante detecta movimento à sua frente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/03/2009

Janela vigilante detecta movimento à sua frente

[Imagem: Fraunhofer IAP]

Engenheiros alemães criaram uma janela capaz de detectar qualquer movimento à sua frente, sem que seja necessário tocá-la. A janela funcionará com um sensor de movimento em sistemas de segurança capaz de detectar a simples aproximação de um suspeito.

Luz invisível

Os sistemas de segurança atuais disparam os alarmes apenas quando a janela é forçada ou quebrada. Na janela vigilante, um revestimento transforma o vidro inteiro em um detector de movimento.

O revestimento é feito com nanopartículas que convertem em radiação fluorescente a luz invisível de uma lâmpada ultravioleta que fica "iluminando" a janela.

Essa radiação é canalizada para as bordas da janela onde ela é detectada por sensores. Se alguém passa entre a janela e a fonte de luz infravermelha, altera-se a quantidade de luz que atinge o revestimento da janela, reduzindo a quantidade de radiação fluorescente que é gerada. Os sensores detectam a variação e disparam o alarme.

Detectando movimento, dimensão e velocidade

Para aplicações de vigilância simples um único sensor é suficiente. Com quatro sensores, um de cada lado da janela vigilante, é possível detectar a direção na qual o suspeito está se movendo e a sua velocidade.

Outra informação que pode ser calculada é a dimensão do objeto que está se movendo, o que permite evitar que o alarme dispare pela passagem, por exemplo, de um pássaro ou morcego.

O revestimento, que é transparente, pode ser aplicado como se fosse uma tinta, mas ainda não está disponível comercialmente, devendo antes passar por testes de durabilidade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Vidros
  • Construção Civil
  • Visão Artificial

Mais tópicos