Materiais Avançados

Janela vigilante detecta movimento à sua frente

Janela vigilante detecta movimento à sua frente
[Imagem: Fraunhofer IAP]

Engenheiros alemães criaram uma janela capaz de detectar qualquer movimento à sua frente, sem que seja necessário tocá-la. A janela funcionará com um sensor de movimento em sistemas de segurança capaz de detectar a simples aproximação de um suspeito.

Luz invisível

Os sistemas de segurança atuais disparam os alarmes apenas quando a janela é forçada ou quebrada. Na janela vigilante, um revestimento transforma o vidro inteiro em um detector de movimento.

O revestimento é feito com nanopartículas que convertem em radiação fluorescente a luz invisível de uma lâmpada ultravioleta que fica "iluminando" a janela.

Essa radiação é canalizada para as bordas da janela onde ela é detectada por sensores. Se alguém passa entre a janela e a fonte de luz infravermelha, altera-se a quantidade de luz que atinge o revestimento da janela, reduzindo a quantidade de radiação fluorescente que é gerada. Os sensores detectam a variação e disparam o alarme.

Detectando movimento, dimensão e velocidade

Para aplicações de vigilância simples um único sensor é suficiente. Com quatro sensores, um de cada lado da janela vigilante, é possível detectar a direção na qual o suspeito está se movendo e a sua velocidade.

Outra informação que pode ser calculada é a dimensão do objeto que está se movendo, o que permite evitar que o alarme dispare pela passagem, por exemplo, de um pássaro ou morcego.

O revestimento, que é transparente, pode ser aplicado como se fosse uma tinta, mas ainda não está disponível comercialmente, devendo antes passar por testes de durabilidade.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas