Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Lente de contato com tela LCD torna realidade aumentada mais cômoda

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/12/2012

Lente de contato com tela LCD torna realidade aumentada mais cômoda
Além da realidade aumentada, a "tela de contato" poderá ser usada para propósitos médicos, como no caso de danos à íris, ou para fins cosméticos, para mudar a cor dos olhos.
[Imagem: IMEC]

Lente-monitor

Uma tela LCD tão pequena e fina que pode ser incorporada em uma lente de contato.

Esta é a mais nova criação de engenheiros da Universidade Ghent, na Bélgica.

Segundo seus criadores, a tela flexível é o primeiro passo rumo a dispositivos de realidade aumentada absolutamente discretos, que passarão totalmente despercebidos pelos outros.

Embora os LEDs sejam atualmente a última palavra na tecnologia de telas e monitores, telas de LED que possam ser incorporadas em lentes de contato ainda não superam algumas dezenas de pixels.

Mas a madura tecnologia LCD, ou tela de cristal líquido, permite que toda a superfície da lente de contato seja usada como uma tela.

Tela de contato

"Normalmente, telas usando células de cristal líquido não são projetadas para assumirem um novo formato, menos ainda um formato esférico. Dessa forma, o principal desafio foi criar um substrato esférico, muito fino, com camadas ativas que possam suportar o processo de moldagem," explicou Jelle De Smet, gerente do projeto.

Os plásticos, ou polímeros, são os candidatos ideais para isso, mas primeiro a equipe precisou estudar a influência dos polímeros sobre a tela, já que telas de cristal líquido normalmente usam substratos de vidro.

"Usando novos tipos de polímeros condutores e integrando-os em uma célula suavemente esférica, nós conseguimos fabricar uma tela de LCD em uma lente de contato," disse o pesquisador.

Realidade aumentada e lentes de sol

O protótipo consegue mostrar apenas padrões simples - como fazer você aparecer para os outros com cifrões nos olhos, no melhor estilo Tio Patinhas.

As futuras versões, contudo, deverão ter maior funcionalidade, como telas completas capazes de sobrepor imagens sobre o campo de visão normal do usuário.

Os pesquisadores esperam também que a "tela de contato" possa ser usada para propósitos médicos, como no caso de danos à íris, ou para fins cosméticos, para mudar a cor dos olhos.

A lente de contato LCD também poderá servir de base para a criação de lentes adaptáveis às condições de iluminação, reduzindo o nível de luz que chega aos olhos de maneira mais eficiente e menos incômoda do que os óculos de sol.

Antes disso, porém, os engenheiros precisarão resolver o gargalo da banda de transmissão, para que os dados possam chegar aos olhos por uma conexão sem fios.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Imagens 3-D
  • Interfaces
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos