Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Nanopixels abrem caminho para telas de ultrarresolução

Com informações da BBC - 28/07/2014

Nanopixels abrem caminho para telas de ultrarresolução

[Imagem: Peiman Hosseini et al. - 10.1038/nature13487]

Pixels em nanoescala

Cientistas da Universidade de Oxford desenvolveram uma técnica para possibilitar o advento de telas de computador de "ultrarresolução", flexíveis e extremamente finas.

Os pesquisadores usaram um material metálico que muda de estado e de cor ao entrar em contato com uma corrente elétrica. O contato forma nanopixels - a unidade mínima de uma imagem - de 300 nanômetros quadrados.

Reunidos, esses pixels foram usados para formar imagens complexas e bastante detalhadas de 70 micrômetros de tamanho - veja na foto -, menores do que a espessura de um fio de cabelo.

A técnica pode vir a ser usada na produção de telas de computadores vestíveis, lentes de contato inteligentes e telas dobráveis.

Harish Bhaskaran, que coordenou o estudo, disse que, até onde sabe, a resolução das imagens produzidas por sua equipe é a mais alta já atingida. "Nunca vi outra tecnologia chegar perto de cem ou 200 nanômetros de resolução", afirmou.

Porém, ele ressalvou que serão necessários "pelo menos cinco anos" para que a descoberta gere resultados práticos.

Imagens paradas

A nova técnica usa uma camada muito fina de uma liga de metais composta por germânio, antimônio e telúrio, conhecida pela sigla GST.

Este material é comumente usado em sistemas de controle de temperatura, porque absorve ou libera calor ao mudar de estado.

Como as suas propriedades ópticas também mudam com essa transição, o material é útil em equipamentos de armazenamento de dados, como DVDs.

Os pesquisadores interpuseram esta liga entre duas folhas de um material transparente capaz de conduzir eletricidade, produzindo uma camada com 0,0002 milímetro de espessura.

Depois, aplicaram descargas elétricas em diferentes pontos desta superfície para criar uma imagem. Ao mudar de estado, os pixels também mudaram de cor.

A equipe ainda não gerou imagens em movimento, mas disse que os nanopixels podem ser ativados e desativados para criar este efeito, o que exigirá o desenvolvimento de um aparato que os controle individualmente em tempo real.

Bibliografia:

Artigo: An optoelectronic framework enabled by low-dimensional phase-change films
Autores: Peiman Hosseini, C. David Wright, Harish Bhaskaran
Vol.: 511, 206-211
DOI: 10.1038/nature13487
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Miniaturização
  • Semicondutores
  • Metais e Ligas

Mais tópicos