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Mecânica

NASA fará maior operação amassa latas da história

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/03/2011

NASA fará maior operação amassa latas da história
Espera-se, com os resultados deste novo teste destrutivo, uma economia de material da ordem de 20% em termos de peso no projeto dos futuros foguetes.
[Imagem: NASA]

Operação amassa latas

Coloque uma lata de refrigerante no chão, em posição vertical e, em seguida, pise sobre ela.

Mas não um pisão desajeitado - aplique o peso progressivamente, de forma absolutamente programada, de modo a ver exatamente quando a lata começa a ondular e finalmente colapsa.

É mais ou menos isto o que uma equipe de engenheiros da NASA está se preparando para fazer neste mês de Março.

Com a diferença de que, em vez de uma lata de refrigerantes, eles vão usar um imenso tanque de combustível de foguete, feito de uma liga de alumínio e lítio. E, em vez de um pé, será empregada uma gigantesca prensa hidráulica.

Foguetes mais leves

O objetivo é descobrir a resistência exata da estrutura, o que permitirá que os engenheiros construam as peças do foguete o mais finas possível, de modo a reduzir o peso do veículo e, por conseguinte, aumentar sua capacidade de levar carga útil.

Testes semelhantes já foram feitos no passado, durante os preparativos da missão Apolo.

Mas a NASA achou que era hora de atualizar os dados de seus modelos, de forma a levar em conta os materiais muito mais leves e resistentes usados atualmente.

Espera-se, com os resultados deste novo teste destrutivo, uma economia de material da ordem de 20% em termos de peso no projeto dos futuros foguetes.

Tanque do ônibus espacial

O tanque de combustível que será amassado mede 8,4 metros de diâmetro por 6 metros de altura - exatamente uma seção do grande tanque de combustível externo dos ônibus espaciais.

A estrutura será colocada no interior de uma gigantesca prensa hidráulica, que vai amassá-la lentamente, aplicando uma força equivalente a quase meio milhão de toneladas.

Estão sendo instalados centenas de sensores ao redor do tanque que será amassado, para medir a tensão e as deformações sofridas em cada ponto, a cada momento.

Além disso, técnicas avançadas de medição óptica serão usadas para monitorar deformações minúsculas por toda a superfície externa do cilindro metálico.

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