Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Panasonic apresenta novas versões de robôs hospitalares

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/10/2011


Robôs para hospitais

A empresa japonesa Panasonic apresentou novas versões de seus robôs para hospitais e cuidados com a saúde, além de melhoramentos do seu robô lavador de cabelos.

Protótipos da cama robótica e do robô que lava cabelos haviam sido apresentados durante uma feira de reabilitação realizada em Tóquio no ano passado.

A empresa afirma ter recebido várias sugestões de melhoramentos, que resultaram nos equipamentos que estão sendo mostrados na feira deste ano.

Mas a empresa tem também novidades, como um robô de teleconferências projetado especificamente para hospitais.

Panasonic apresenta novas versões de robôs para hospitais
Robô Hospi-Rimo foi projetado para a intercomunicação dentro de um hospital.
[Imagem: Panasonic]

Robô de comunicação

Como seu nome indica bem, o Hospi foi desenvolvido visando a comunicação no interior de um hospital. A empresa o chama de "Mobilidade e Inteligência Remotas".

O robô é dotado de uma tecnologia de mobilidade autônoma e de um sistema de intercomunicação com vídeo de alta definição.

A mobilidade do robô é híbrida, podendo ser feita por controle remoto ou pela inteligência do robô. Mas, mesmo quando ele está sendo controlado remotamente, ele continua a coletar os dados do ambiente de forma a se localizar em novas empreitadas futuras.

Sua função mais importante é a conversação entre pacientes, médicos e visitantes do hospital, tudo feito por vídeo de alta definição.

Panasonic apresenta novas versões de robôs para hospitais
24 dedos robóticos oferecem a melhor massagem que se pode obter de um robô.
[Imagem: Panasonic]

Robô que lava cabelos

A principal tecnologia do robô que lava cabelos é um sistema de mãos robóticas, nesta versão com 24 dedos no total, para simular melhor o movimento mais flexível das mãos humanas.

Pode parecer uma tarefa fácil fazer uma mão robótica lavar uma cabeça. Certamente não é tão difícil projetar um sistema para lavar uma bola, mas cabeças humanas têm formatos muito diferentes, e costumam se mover repentinamente.

Os engenheiros então melhoraram o escaneamento da cabeça, feito em tempo real, e incorporaram novas técnicas de esfregação e massagem, atendendo a sugestões dos profissionais que testaram o robô.

Assim como os ciclos de uma lavadora de roupas, o robô lavador de cabelos possui funções de lavação, massagem, aplicação de condicionador, enxague e secagem.

Ele tem ainda memória para guardar as preferências e o formato da cabeça dos usuários, para atender mais prontamente os clientes que retornarem.

Panasonic apresenta novas versões de robôs para hospitais
O principal objetivo da cama robótica é dar autonomia a doentes e idosos que vivem sós.
[Imagem: Panasonic]

Cama robótica

A RoboticBed® nasceu como uma cama elétrica, mas agora já incorpora funções avançadas para auxiliar uma pessoa a passar da cama para uma cadeira de rodas, e dela de volta para a cama, sem auxílio.

Todo o sistema foi padronizado, e agora o que há é uma transformação de uma cama em uma cadeira de rodas e vice-versa, criando um robô verdadeiro, capaz de movimentar o paciente com mais suavidade.

No modo cadeira de rodas, os mesmos mecanismos de ajuste de uma cama de hospital são aplicados para distribuir adequadamente o peso do corpo e evitar dores por uma posição constante por muito tempo.

A cadeira também agora pode se transformar em uma cama, um pouco mais estreita, em qualquer local onde ela estiver.

O sistema de controle também foi simplificado e colocado no braço da cadeira.







Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos