Robótica

Pele eletrônica caseira feita com técnica de garagem

Pele eletrônica caseira feita com técnica de garagem
Todos os materiais usados para fabricar a pele eletrônica são comuns e recicláveis. [Imagem: Joanna M. Nassar et al. - 10.1002/admt.201600004]

Pele eletrônica caseira

Pesquisadores sauditas fabricaram uma pele eletrônica feita apenas com materiais que você provavelmente encontrará em sua casa.

As peles inteligentes, circuitos eletrônicos flexíveis que podem ser colados sobre a pele e responder a estímulos externos, têm gerado importantes avanços no campo da medicina e da robótica.

Mas geralmente são circuitos sensíveis, feitos com as mais modernas técnicas da microeletrônica e da microfabricação.

Joanna Nassar fez sua "pele eletrônica caseira" usando uma folha de papel adesivado, do tipo usado para anotações, papel alumínio, papel-toalha e linhas traçadas ou recortadas a mão. Ela chama sua técnica de "técnica de fabricação de garagem".

Além do alumínio, os circuitos são estruturados ao redor de linhas traçadas com lápis e com uma caneta com tinta de prata que pode ser comprada no comércio.

O resultado é um material multissensorial capaz de medir pressão, temperatura, umidade, proximidade, pH e até fluxo de ar.

Pele eletrônica caseira feita com técnica de garagem
Múltiplas camadas criam uma pele capaz de detectar múltiplos sinais. [Imagem: Joanna M. Nassar et al. - 10.1002/admt.201600004]

Democratização da eletrônica

"A democratização da eletrônica será fundamental no futuro para seu crescimento contínuo. A este respeito, uma plataforma tipo pele sensorial feita com materiais recicláveis só demonstra o poder da imaginação humana.

"Esta é a primeira vez que uma plataforma única mostra funcionalidades multissensoriais próximas às da pele natural. Além disso [as informações] estão sendo lidas ou monitoradas simultaneamente com a nossa própria pele," disse o professor Muhammad Mustafa Hussain, coordenador da equipe na Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdula.

Bibliografia:

Paper Skin Multisensory Platform for Simultaneous Environmental Monitoring
Joanna M. Nassar, Marlon D. Cordero, Arwa T. Kutbee, Muhammad A. Karimi, Galo A. Torres Sevilla, Aftab M. Hussain, Atif Shamim, Muhammad M. Hussain
Advanced Materials Technologies
Vol.: Article first published online
DOI: 10.1002/admt.201600004




Outras notícias sobre:

    Mais Temas