Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Plástico que cura a si mesmo poderá curar você também

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/04/2016

Plástico autocicatrizante
O plástico autocicatrizante flui para preencher a área danificada e depois ressolidifica-se.
[Imagem: Antonio Feula et al. - 10.1039/c5sc04864h]

Conserto automático

Já existem diversos tipos de materiais autocicatrizantes, capazes de consertar a si mesmos depois de serem danificados.

Esses materiais que imitam a cicatrização biológica incluem desde uma pele artificial que se cicatriza em 30 minutos até um plástico que se regenera depois de ser perfurado por um projétil.

Agora eles ficaram melhores e mais próximos de usos práticos.

Antonio Feula e seus colegas da Universidade de Reading, no Reino Unido, criaram um plástico que se autocicatriza quando atinge a temperatura do corpo humano, ao redor dos 37º C.

"Qualquer pessoa que teve que substituir um curativo velho sabe que pode ser doloroso e pode facilmente danificar a pele em recuperação. Este material pode manter uma barreira estéril como parte de um curativo constantemente reparando e renovando a si mesmo, reduzindo a necessidade de substituição," disse o professor Wayne Hayes, coordenador da equipe.

Poliuretano supramolecular

O material é um poliuretano supramolecular capaz de fluir como um líquido quando é cortado ou arranhado, preenchendo o espaço danificado em cerca de duas horas, antes que suas moléculas se liguem novamente e endureçam.

"Este novo material não apenas repara-se à temperatura do corpo, mas não é tóxico, de modo que é um material ideal para utilização na área de saúde. Ele pode até mesmo ser adaptado para se decompor naturalmente ao longo do tempo, de forma semelhante aos pontos [cirúrgicos] de fios absorvíveis, tornando-o adequado para uso interno em cirurgias, bem como para a limpeza de ferimentos."

Bibliografia:

Artigo: An adhesive elastomeric supramolecular polyurethane healable at body temperature
Autores: Antonio Feula, Xuegang Tang, Ioannis Giannakopoulos, Ann M. Chippindale, Ian W. Hamley, Francesca Greco, C. Paul Buckley, Clive R. Siviour, Wayne Hayes
Revista: Chemical Science
Vol.: Advance Article
DOI: 10.1039/c5sc04864h
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Polímeros
  • Compósitos
  • Biomecatrônica

Mais tópicos