Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Universidade lança site para prever resultados da Copa do Mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/06/2010

Universidade lança site para prever resultados da Copa do Mundo
No site, o torcedor poderá fornecer sua opinião a respeito dos placares dos jogos, interagindo com a equipe de pesquisadores por meio de um simulador de chances.
[Imagem: Divulgação]

Previsão dos resultados da Copa

Pesquisadores do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um novo modelo estatístico para a previsão dos resultados dos jogos da Copa de 2010.

O projeto, coordenado pelo professor do Francisco Louzada Neto, resultou em um modelo estatístico dinâmico com estimativas das chances de cada time atingir cada etapa da Copa do Mundo.

O modelo é baseado em um sistema de simulação computacional, com a inserção de dados quantitativos e qualitativos que avaliam a possibilidade de cada seleção evoluir durante o torneio.

Probabilidade de ser campeão

Para o cálculo das probabilidades de vitória, empate e derrota em cada partida, a ferramenta combina informações subjetivas, como a opinião de especialistas e palpites de torcedores acerca do placar dos jogos, com dados objetivos, como o ranking divulgado pela FIFA.

A partir dos dados, a ferramenta estatística levanta as probabilidades dos times alcançarem cada uma das etapas da fase eliminatória e as chances de se sagrarem campeões do torneio.

Como a ferramenta é dinâmica, ela possibilita a atualização dos dados e inserção dos resultados dos jogos no decorrer do campeonato e, dessa forma, as probabilidades de vitória acompanham o rendimento de cada equipe na competição.

Opinião dos torcedores

No site da ferramenta, o torcedor poderá fornecer sua opinião a respeito dos placares dos jogos, interagindo com a equipe de pesquisadores por meio de um simulador de chances.

Com isso, o torcedor conhecerá as chances dos times alcançarem cada uma das etapas da fase eliminatória da Copa.

Além de analisar os resultados em competições esportivas, a ferramenta desenvolvida pelo CER também pode ser utilizada para análise de riscos e desempenho em outros setores, como, por exemplo, atividades financeiras.

O endereço do site é www.copa2010.ufscar.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Simuladores
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Biomecatrônica

Mais tópicos