Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Programa gratuito automatiza controle da irrigação

Agência Fapesp - 13/12/2011

Programa gratuito automatiza controle da irrigação
O software permite o manejo racional da água utilizada na agricultura irrigada.
[Imagem: Divulgação]

Agricultura irrigada

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Ilha Solteira, disponibilizou um software para o manejo racional da água utilizada na agricultura irrigada.

O SMAI (Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada), foi idealizado pela equipe do professor Fernando Braz Tangerino Hernandez.

De acordo com os pesquisadores, o desenvolvimento do software levou dez meses e seus principais benefícios são estimar rapidamente a evapotranspiração, que é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração.

Evapotranspiração

O programa pode ser aplicado em todas as culturas.

"Ele é muito versátil. Se o usuário dispuser de todas as variáveis climáticas, vai usá-las para a estimativa da evapotranspiração de referência. Caso falte alguma, pode estimá-la pelas equações já existentes", explicou.

O programa é capaz de apresentar a taxa dos dois tipos de evapotranspiração: a de referência, um índice calculado com base em uma cultura hipotética que cobre todo o solo, como a grama; e a de cultura, uma conta feita para uma espécie vegetal específica.

Para isso, o sistema usa o método mais preciso da atualidade, que é a equação de Penman-Monteith, a mesma fórmula empregada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU).

Sem adaptações

Hernandez afirma que a ferramenta foi desenvolvida pensando na simplicidade do uso.

"Um tutorial mostra como entrar com os dados a partir de uma planilha e, caso falte alguma das variáveis, ela é estimada por rotinas internas. Não acreditamos que o usuário tenha dificuldades em utilizá-lo", disse.

O software pode ser utilizado em qualquer região, sem a necessidade de adaptações.

"Talvez a maior dificuldade seja o usuário dispor das variáveis climáticas da região de interesse e também a divulgação das mesmas diariamente. Essa seria a situação ideal para que de fato o software possa ser utilizado para manejo da irrigação," afirmou.

O programa está disponível para download gratuito no endereço clima.feis.unesp.br/smai.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Monitoramento Ambiental
  • Metrologia e Padronização
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos