Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Revestimento de diamante transforma rolamento em jóia da mecânica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/03/2009

Revestimento de diamante transforma rolamento em jóia da mecânica
Carcaça plástica recoberta com carbono com estrutura semelhante ao diamante.
[Imagem: Fraunhofer IWM]

Rolamentos servem para muito mais coisas do que fazer carrinhos de rolimã. À parte alguns poucos casos em que os equipamentos funcionam com base em mancais, os rolamentos são as verdadeiras jóias da mecânica, presentes em virtualmente todas as máquinas.

Agora, engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, descobriram uma forma de dar o acabamento perfeito aos rolamentos, seja de esferas ou de roletes, transformando-os de fato em jóias - recobri-los com diamantes.

Desgaste em rolamentos

Sendo tão importantes para a indústria, é natural que o desgaste dos rolamentos seja uma preocupação constante dos engenheiros, às voltas com a construção de equipamentos cada vez mais robustos, duráveis e com menor consumo de energia - quanto menor o atrito nas máquinas, menor é o seu consumo de energia.

Revestindo as esferas, roletes e a carcaça dos rolamentos com uma camada de carbono cristalizada de forma semelhante ao diamante, os engenheiros conseguiram reduzir significativamente o atrito nesses componentes, tornando-os capazes de suportar melhor as elevadas temperaturas que alcançam devido à carga e às altas rotações.

Revestimento de diamante

Outra grande vantagem do "revestimento precioso" é que ele pode ser aplicado a peças plásticas, permitindo a construção de rolamentos mais leves, com potencial para reduzir o peso dos equipamentos, principalmente de automóveis, com consequentes reduções adicionais no consumo de combustível.

"Graças a este novo revestimento, nós podemos produzir componentes que são muito mais robustos do que os elementos convencionais, como aqueles feitos de plásticos não-revestido. As esferas com revestimento mantêm-se robustas se não forem suficientemente lubrificadas ou mesmo se rodarem a seco," diz o Dr. Sven Meier, um dos criadores do revestimento DLC (Diamond-Like Carbon).

O revestimento DLC pode ser aplicado em peças de geometria complexa, apresentando espessuras de até 20 micrômetros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Lubrificantes
  • Diamantes
  • Tecnologia Automotiva
  • Motores

Mais tópicos