Mecânica

Revestimento de titânio elimina contaminação na indústria de alimentos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/09/2008

A contaminação de produtos é uma das maiores preocupações da indústria de alimentos. Agora, pesquisadores ingleses descobriram que a utilização de titânio nas superfícies de trabalho, como mesas e áreas de corte, pode praticamente eliminar a contaminação por bactérias que se desenvolvem e se espalham no próprio ambiente industrial.

Abrasão no aço inoxidável

O material mais utilizado nos equipamentos da indústria de alimentação é o aço inoxidável. Contudo, a prática mostra que esse material não é imune à abrasão e ao desgaste induzidos pelo contato constante com ferramentas como facas, serras e materiais de limpeza.

A chave para a eliminação da contaminação é a manutenção da limpeza das áreas de trabalho. Mas a abrasão cria microfissuras nas mesas e áreas de trabalho de aço inoxidável que são prontamente colonizadas pelas bactérias.

A bactéria Listeria, por exemplo, fica retida em fissuras de apenas 0,5 micrômetro de espessura, mesmo depois da higienização padrão da indústria. Já os Staphylococcus fixam-se em ranhuras medindo 1 micrômetro de largura.

Mesas de titânio

O problema pode ser prontamente solucionado com a adoção de titânio nessas áreas de trabalho, na forma de um revestimento colocado sobre o aço das mesas. Além de ser mais resistente à abrasão, diminuindo drasticamente a criação das ranhuras por abrasão, as bactérias têm mais dificuldade de se fixar ao titânio.

"Nossas descobertas também indicam que o revestimento de titânio pode ter um papel crucial na redução da fixação da E. coli nas superfícies de contato com os alimentos; as células de E. coli fixam-se muito mais ao aço inoxidável do que ao titânio," explica a professora Adele Packer, da Universidade Metropolitana de Manchester, na Inglaterra.

Contaminação na indústria de alimentos

A pesquisadora afirma esperar que sua pesquisa ajude a indústria a fabricar equipamentos mais seguros e mais eficientes, evitando a contaminação dos alimentos.

Contaminantes que entrem no ambiente poderão facilmente se espalhar no interior da fábrica devido à utilização das mesmas áreas de trabalho para o manuseio de matérias-primas vindas de diversas fontes.

Artigo: Microbial Retention on Open Food Contact Surfaces and Implications for Food Contamination