Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô comandado por voz aprende a operar o controle remoto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/03/2008

Robô comandado por voz aprende a operar o controle remoto
Robô ApriPoko, com capacidade cognitiva e reconhecimento de comandos de voz.
[Imagem: Toshiba Corp.]

Quando o controle remoto teima em desaparecer, ou se você está simplesmente entediado demais para ficar "zapeando" entre os canais da TV, o robô ApriPoko pode ser a solução ideal.

Capacidade de aprendizado

O pequeno robô-assistente portátil, apresentado pela Toshiba, tem uma interatividade e uma capacidade de aprendizado inéditas, sendo capaz de aprender a usar o controle remoto fazendo perguntas. Depois ele pode executar o que aprendeu atendendo a comandos de voz.

O ApriPoko detecta os sinais infravermelhos emitidos pelo controle remoto. Ele então faz perguntas do tipo "O que você fez?". Quando o usuário responde "Eu liguei a TV," o robô memoriza a instrução e a freqüência exata captada do controle remoto. Da próxima vez, basta pedir a ele: "Ligue a TV," e o ApriPoko o libera da cansativa tarefa de encontrar o controle remoto.

Comandos de voz

Medindo 27 centímetros de altura por 21 de largura, o ApriPoko também não é assim tão difícil de se perder pela casa. Mas ele sempre atenderá ao um chamado de voz.

A empresa não divulgou planos para a comercialização do robô, mas afirmou que a tecnologia de aprendizado e comandos de voz poderá ser incorporada a outros produtos eletrônicos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Robôs Assistentes
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Interfaces

Mais tópicos