Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robôs industriais viram máquinas de prototipagem rápida

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/12/2008

Robôs industriais viram máquinas de prototipagem rápida

[Imagem: Fraunhofer]

Pense na hélice de um grande barco ou de um navio. Você sabe como ela é construída? Se você pensou em um molde e o metal incandescente sendo despejado dentro dele acertou. Parece fácil, não é? Mas você consegue imaginar como é feito o molde?

Construção de moldes

A construção de um molde é um processo que une técnica e arte, o que o torna trabalhoso, demorado e caro. As máquinas de prototipagem rápida seriam ideais para esta tarefa, mas elas não conseguem fabricar peças de dimensões tão grandes.

E não são apenas as hélices para navios que exigem grandes moldes, mas também as pás para os grandes rotores que geram energia eólica, os blocos para motores marítimos e os suportes para turbinas, apenas para citar alguns casos.

Robô industrial prototipador

Agora, engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, acreditam ter encontrado uma solução para otimizar, automatizar e acelerar o processo de fabricação de grandes moldes: converter grandes robôs industriais em equipamentos de prototipagem rápida capazes de lidar com as dimensões necessárias para a fabricação dessas grandes peças.

"Os robôs produzem modelos e moldes mais rapidamente e a um custo menor. Dependendo do processo, isto pode reduzir os custos à metade ou até a um terço. Várias ferramentas podem ser combinadas de forma flexível umas com as outras," explica o engenheiro Torsten Felsch.

Os moldes são usinados diretamente de um bloco, eliminando a necessidade de construção de um modelo para a fabricação do molde. Os pesquisadores agora estão otimizando as rotas que o robô deve seguir ao trabalhar cada peça para diminuir ainda mais o tempo de usinagem, além de aprimorar os algoritmos usados para calcular essas rotas. Na versão final, esses algoritmos serão incorporados na programação do robô prototipador.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impressão 3D
  • Processos Industriais
  • Robôs
  • Robôs Industriais

Mais tópicos