Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Flor de pedra é encontrada em Marte por robô Curiosity

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/03/2022

Rocha em formato de flor é encontrada em Marte por robô Curiosity
A pequena rocha lembra as formações das cavernas terrestres.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS]

Rocha em formato de flor

O robô Curiosity encontrou mais uma pedra com formato curioso em Marte.

Desta vez é uma formação muito pequena, com cerca de dois centímetros de diâmetro, mas cuja forma lembra um coral, uma flor ou, no mínimo, os galhos de uma pequena planta.

Mas não há nenhum "parentesco" da pequena pedra com os vegetais.

A "flor", juntamente com as pedrinhas esféricas à sua direita, são rochas mesmo, muito provavelmente formadas em eras geológicas muito antigas, quando a água fluía em abundância em Marte, fazendo com que os minerais transportados pela água acabassem se cimentando na forma de intrusões em outras rochas.

Essas outras rochas, mais macias, devem ter-se erodido ao longo das eras, deixando apenas a curiosa formação mineral mais dura para contar a história.

O processo é muito comum na Terra, que aqui acontece não apenas na forma de inclusões, mas também na forma de estactites e estalagmites em cavernas, conforme os minerais diluídos na água vão aos poucos se depositando e formando estruturas rochosas.

Rocha em formato de flor é encontrada em Marte por robô Curiosity
Detalhe da flor marciana, que mede cerca de 20 mm de diâmetro.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS]

Águas passadas

O robô Curiosity já fotografou uma variedade de pequenas rochas com gênese semelhante, formadas quando fluidos mineralizantes viajaram através de condutos na rocha.

Mais do que curiosidades, essas rochas trazem informações importantes sobre a história da água líquida na superfície e no subsolo de Marte.

A pequena rocha em forma de flor foi fotografada pela câmera MAHLI (Mars Hand Lens Imager), instalada na extremidade do braço robótico do rover. A imagem foi tirada em 24 de fevereiro de 2022, o dia número 3.396 da missão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Robôs Espaciais
  • Mineração
  • Cerâmicas

Mais tópicos